sábado, 12 de março de 2011

[Oscar de Melhor Filme - 2006] Crash - No Limite

"Eu tenho raiva o tempo todo e eu não sei o porquê.”  (Jean Cabot)


Por que este tipo de filme nos impressiona tanto? Será que eles contam alguma novidade? O que é retratado em Crash - No Limite, nada mais é do que os mesmos acontecimentos que ocorrem diariamente na maioria dos centros urbanos das grandes cidades do mundo, e como não, das pequenas cidades também: discriminação e preconceito, ou melhor, o julgamento das pessoas tendo como base sua aparência, religião, cor da pele, condição social, etc. E este julgamento acarreta tanto humilhações quanto agressões físicas até a morte. Quem sabe, talvez o que este filme apresente de diferente seja a forma de contar, a dramaticidade e a estética da arte cinematográfica, assim como fez o tão ou mais emocionante filme de Steven Spielberg, a saber: A Lista de Schindler. 
Enfim, o filme que nos faz, pelo menos por um instante, olhar mais atentamente para o que nos cerca, traz uma série de tramas paralelos, todos interligados pelo preconceito e racismo. É ambientado na cidade de Los Angel (EUA), mas que retrata situações que poderiam ocorrer, e realmente ocorrem, em qualquer parte do mundo. Sandra Bulock interpreta Jean Cabot, a esposa rica e mimada do promotor da cidade que tem seu carro roubado por dois criminosos negros, daí em diante o que assistimos é o cruzamento de várias tramas, recheadas de personagens preconceituosos ou suas vítimas: um policial racista e seu parceiro complacente, um detetive negro e seu irmão criminoso, um diretor de cinema negro que finge ser budista, imigrantes de origem árabe, coreana, latina que vivem e trabalham nos Estados Unidos em busca da realização dos seus sonhos na Terra da Oportunidade, mas que sofrem diariamente com algo mais que a indiferença: o ódio. Diferentemente do que poderíamos imaginar ou esperar Crasch não aponta culpados ou heróis, pois podemos perfeitamente nos enquadrar nestas duas categorias.
Merecidamente escolhido Melhor Filme na 78° edição do Oscar em 2006, este longa certamente te deixará triste, porém é assim que reconhecemos um bom filme: eles não nos são indiferentes.
Título original: (Crash)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Paul Haggis
Atores: Karina Arroyave, Dato Bakhtadze, Sandra Bullock, Don Cheadle.
Duração: 113 min.
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Legal esse filme, nunca terminei de assisti-lo. Agora que voce indicou, vou procurar.

    Sempre indicando bons filmes aqui.

    Obrigado.

    http://sexoalcoolpoesia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente marcou o ano de 2006 mais eu nao cheguei ate hoje a ver esse filme mim falaram que e bom .

    http://clippemania.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!