- Meus pêsames, é uma menina. Onde está a lixeira? (Aladeen)
Sacha Baron Cohen está de volta as telonas, um pouco menos crítico e mais espalhafatoso é verdade, porém ainda continua engraçado. Desta vez o historiador e comediante encarna o terrível e excêntrico ditador de Wadiya, isto mesmo, este é o nome do fictício país ao norte da África.
O general Aladeen, como todo ditador excêntrico, além de enfileirar belíssimos carros nos jardins do seu imenso palácio, e manter um programa nuclear para “fins pacíficos”, é claro. Possui ainda uma guarda nacional composta só de mulheres, e também alterou algumas palavras do dicionário wadiyano, o que nos proporciona logo nos primeiros minutos uma das melhores cenas do filme.
Desconfiados de quais seriam as verdadeiras intenções de Aladeen e seu programa nuclear, as Nações Unidas o convidam para prestar maiores informações na sua sede em New York. É então neste cenário que presenciaremos as maiores confusões deste ditador, ainda mais quando seus planos passam a dar errado, ou quando uma militante feminista, pró-democracia, antifascista, defensoras dos direitos humanos, produtora de produtos orgânicos e tudo mais o que lembra o politicamente correto, resolve cruzar caminho do ditador.
Enquanto nos filmes anteriores (Bruno e Borat) Sacha Cohen mantinha em boa parte de seus diálogos um fundo crítico, irônico, mesmo que camuflados por tiradas preconceituosas e estereotipadas, neste último trabalho esta característica não está tão presente. Tudo bem que ao mostrar as manias de um ditador excêntrico também nos faz pensar nos governos antidemocráticos alvos da recente Primavera Árabe, porém é uma crítica rasa que ás vezes se perde nas piadas escrachadas. Mas se Cohen perde pontos de um lado, por outro, ainda mantém o nível, ou seja, se seu intuito é simplesmente dar risadas, então aproveite o filme de roteiro simples, até mesmo porque este é para assistir uma vez apenas.
Título original: (The Dictator)
Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Direção: Larry Charles
Atores: Sacha Baron Cohen, Ben Kingsley, Anna Faris, Jason Mantzoukas, Sayed Badreya, John C. Reilly, J.B. Smoove, Megan Fox
Duração: 83 min
Gênero: comédia
Adorei Borat. Esse novo projeto ainda não me convenceu. O trailer não me cativou tanto. Porém, acho que acabarei assistindo.
ResponderExcluir