sábado, 30 de abril de 2011

Taxi Driver - Motorista de Táxi

Está falando comigo? Está falando comigo? Está falando comigo? Então com quem diabos você está falando? Está falando de mim? Pois eu sou a única pessoa aqui. Com quem você pensa que está falando? (Travis)



Um das obras mais marcantes de Martin Scorsese, este filme relata a vida de um solitário e jovem homem que encontrou no serviço de táxi e nas frias noites de Nova Iorque o que poderia ser a solução para seus problemas de insônia. Robert De Niro, interpretando o taxista Travis, nos mostra a clássica e perfeita cartilha de transformação de um homem comum em um sociopata, ou pelo menos, a cartilha seguida por Hollywood e adotada por alguns desequilibrados que nos cercam, vejamos: solitário, passado de violência, rejeitado por uma mulher, aquisição de armas, escolha de um alvo aleatoriamente, deixar uma mensagem, encontrar uma nobre justificativa para o ato. E Travis seguiu todos estes passos metodicamente.

Trabalhar como taxista poderia ser uma boa opção para conviver com a insônia. Ao invés de vagar as noites dentro de ônibus ou metrôs, é melhor ganhar dinheiro trabalhando em um táxi, afirmava o próprio Travis durante a entrevista de emprego logo na primeira cena. Mas o convívio com o submundo de Nova Iorque não faria bem ao seu moralismo e a sua mente solitária: cafetões, putas, mendigos, sujeiras e ladrões faziam parte das características daquela cidade, e era algo insuportável para aquele ex-fuzileiro. Assim, após o encontro mal sucedido com Betsy (Cybill Shepherd) que o deu um fora ao ser levada para assistir um filme pornô no cinema, e após ver a prostituta Iris (Jodie Foster) ser explorada por um cafetão em uma das violentas noites nova-iorquinas, Travis elabora o psicótico plano para matar o Senador Charles Palantine (Leonard Harris), candidato a presidência.

Acreditar que podemos assistir a um filme de Martin Scorsese e apenas na sua metade já imaginar que sabemos o seu final é ser muito ingênuo, por isso, telespectador, fique atento, pois o roteiro promete surpresas e novos caminhos para Travis.

Taxi Driver é um clássico do gênero de filmes que se debruçam sobre mentes psicóticas, assisti-lo é uma forma de conhecer um pouco mais da evolução deste tipo de filme no cinema. Sem mencionar que Robert De Niro está excepcional, e certamente fez escola interpretando Travis. Um exemplo de sua atuação que você não vai querer perder é o famoso monólogo com o espelho, destacado lá no início do texto. A única e maior dificuldade será encontrar esta película, quem sabe em um canal fechado ou na videoteca de um cinéfilo, pois nas locadoras as chances são poucas.


Título original: (Taxi Driver)
Lançamento: 1976 (EUA)
Direção: Martin Scorsese
Atores: Robert De Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel.
Duração: 114 min
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Ultra recomendado!
    A atuação de De Niro é ainda hj usada em cursos com um exemplo perfeito da aplicação do Método.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!