quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira

É muito agradável ver que o cinema brasileiro ainda continua produzindo bons filmes, mesmo sabendo que este não é um filme inteiramente nacional. A adaptação do livro de J. Saramago está excelente. Até o escritor gostou!.
O filme é belo e feio ao mesmo tempo, traz alegria e tristeza, faz rir e chorar e como todo bom filme nos espanta. A cegueira repentina dos personagens os faz agir de forma brutalizada, bestializada, rasgando todas as regras e normas sociais, não por que o vírus da cegueira traga consigo estas características bestializantes, mas talvez, por que este seja o ser humano real que paira por aí, pelas ruas, escolas, supermercados, etc. A cegueira foi apenas um gatilho, como tantos outros que podem, e já desencadearam momentos tão terríveis na História da humanidade, vide Holocausto, Cruzadas, Apartaid, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, etc. É neste aspecto que o filme nos espanta, quando percebemos que aqueles personagens presos na tela do cinema na verdade estão aqui do nosso lado, no trabalho, no noticiário diário, sempre bruto e insensível. Felizmente o filme, assim como a vida real têm os personagens “bonzinhos” que nos fazem acreditar na humanidade.
Quem sabe este seja o melhor filme do ano de 2008.
Parabéns Fernando Meirelles!!



Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar
Baseado na obra de José Saramargo (Ensaio Sobre a Ceguira)
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns.
Duração: 117 minutos
Gênero: Drama

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!