domingo, 3 de abril de 2011

Harry Potter e a Pedra Filosofal

“Só existe o poder e aqueles que são fracos o bastante para conquistá-lo.” (Voldemort)


Baseado nos premiados livros de J. k. Rowling a série de filmes Harry Potter influenciaram jovens de toda uma década, agora que se aproxima seu desfecho final, tentarei postar um breve comentário de todos os filmes da série. Assim, começaremos por aquele que iniciou a série.

Talvez o que mais impressiona ao assistir este filme, após dez anos de sua estreia, seja a mudança física do seu personagem principal Daniel Radcliffe que atravessou a infância e adolescência encenando o famoso bruxo Potter e finaliza a sequência já na idade adulta, o que pode ser um elemento a mais para favorecer a qualidade dos dois últimos longas.

O filme começa com Potter sendo deixado na calada da noite na porta da casa dos seus tios. Anos mais tarde as cenas mostram um garoto sendo mal tratado por seu primo e tios, mas não sabia ele que no seu aniversário de doze anos o destino lhe traria uma grande surpresa. Um visitante inesperado, Hagrid (Robbie Coltrane), revela que, na verdade, aquele jovem menino é um bruxo e deveria ir imediatamente à Escola de Bruxaria de Hogwarts aprimorar seus conhecimentos. É nesta escola que Potter encontra outros  jovens na mesma condição: Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) e também descobre a verdadeira causa da morte de seus pais, e percebe ainda que mais cedo ou mais tarde, terá um encontro com o poderoso bruxo das forças do mal, aquele cujo nome não pode ser pronunciado: Voldemort. Principalmente porque a escola guarda algo que este maligno bruxo deseja muito, algo que traria suas forças de volta, a Pedra Filosofal. O pequeno Potter e seus amigos serão capazes de impedir Voldemort?

Magia, aventura, efeitos especiais, lutas e um pouco de graça, este é um filme que agrada jovens e adultos, fãs ou não dos best selers de J. k. Rowling. Certamente existirão os descontentes com a adaptação, porém todos concordam que a série começou com o pé direito.


Título original: (Harry Potter and the Sorcerer Stone)
Lançamento: 2001 (EUA, Inglaterra)
Direção: Chris Columbus
Atores: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Richard Harris.
Duração: 152 min
Gênero: Aventura

6 comentários:

  1. Muito bom esse filme! Cheio de aventuras! Não me canso de assistir. \o/

    ResponderExcluir
  2. HP é um clássico já. Embora eu não seja fã assisti todos os filmes...e é legal ver q mesmo tendo 8 filmes diferentesa saga ainda é sucesso de bilheteria.

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O blog tá bem bacana!
    Abraços,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou um "pottermaníaco", mas gostei muito deste primeiro filme da série. Lembro que vi no cinema no dia da estréia, mas a criançada tava impaciente. O filme é muito longo para os menores, mas nada que desmereça essa produção caprichada.

    Tá meio sumido dos blogs Marcos, mas não deixe de escrever não ok

    http://acervodocinema.blogspot.com
    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É engraçado como mudei minha visão sobre o filme. Quando lançaram eu não gostei da adaptação. Muito fã dos livros não conseguia gostar. Hoje, alguns anos depois, acho que não é o melhor dos filmes da saga, mas é uma boa adapatção.

    Arte Around The World.

    ResponderExcluir
  6. estou seguindo seu blog, muito bom. segue o meu :

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

    segue lá por favor

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!