quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge


“Chega uma hora, um ponto crítico, quando as estruturas fracassam, quando as regras não servem mais, viram correntes que deixam o mal prosseguir. Algum dia pode se deparar com um momento como este, e em tal momento tomara que tenha um amigo como eu tive, que enfie as mãos na lama para manter as suas mãos limpas” (James Gordon) 

O cinéfilo e blogueiro Thomás Boeira dizia sempre que “Se Christopher Nolan caprichar no terceiro e último capítulo de Batman, então ele terá acabado de fazer a trilogia O Poderoso Chefão do gênero histórias em quadrinhos”. Pois bem Thomás, aqui estamos nós vibrando com o mais novo “Poderoso Chefão dos Quadrinhos”.

É difícil encontrar defeito neste último trabalho de C. Nolan. Os mais fanáticos admiradores de Batman, ou então os críticos inveterados, aqueles que não sabem elogiar, encontrarão uma falha aqui ou ali, por exemplo: irão comparar Anne Hathaway com Michele Pfeiffer, ou dizer que os atores coadjuvantes são fracos, que não foi fiel ao HQ, etc. Mas, mesmo que alguns apontem isso ou aquilo, definitivamente o encerramento da trilogia não poderia ser melhor. Acabou e deixou um gostinho de quero mais, de saudade, como tudo o que é bom.

Esta geração sempre associará Batman ao rosto de Christian Bale, afinal aquela fantasia lhe coube muito bem. Mas os atores que orbitavam a sua volta nunca decepcionaram: Morgan Freeman na pele de Lucius Fox, o confiável armeiro de Batman; Michael Caine interpretando o sempre sensato e amigo Alfred Pennyworth, mais que um simples mordomo; Gary Oldman na pele do incansável James Gordon, o comissário e parceiro na luta contra a criminalidade. E por fim, entre os mais novatos da turma, temos Anne Hathaway, interpretando a gatuna Selina Kyle, e Joseph Gordon-Levit interpretando o policial John Blake, ou melhor, o candidato a Robin.

Porém, um super-herói não se faz apenas com amigos, ou seja, quem será o inimigo de Gotham City desta vez? É Bane (Tom Hardy), um terrorista e ex-menbro da Liga das Sombras. E sua cena de apresentação não poderia ser melhor. Claro, dificilmente encontraremos alguém parecido com o Coringa interpretado por Heath Ledger, mas Bane não decepciona e está a altura de um digno adversário de Batman.

Os atores e seus personagens foram muito bons, porém acredito que o roteiro conseguiu ser melhor ainda: suspense, ação, emoção, terror e ainda ironia. A anarquia em que se transformou a cidade de Gotham foi sensacional, parecia às narrativas a cerca da queda da Bastilha na França revolucionária. Bane pairava entre um ditador socialista sanguinário e um líder de uma revolta popular qualquer.

Este é um filme para assisti no cinema e depois comprar uma cópia e levar pra casa. Thomás Boeira estava certo, estamos diante do Poderoso Chefão dos Quadrinhos!


Título original: (Batman - The Dark Knight Rises)
Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Direção: Christopher Nolan
Atores: Christian Bale, Tom Hardy, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt , Juno Temple, Nestor Carbonell, Daniel Sunjata, Matthew Modine.
Duração: 165 min
Gênero: Aventura

12 comentários:

  1. Bacana a citação, Marcos. :)
    De agora em diante podemos esperar vários produtores dizendo que certo filme de super-herói terá uma abordagem como a de Batman. Até já está acontecendo. Mas acho difícil que o superem. Grande final e grande trilogia.

    Abraço,
    Thomás
    http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. na boa qridinho, esse filme foi uma verdadeira violencia a historia em quadrinhos!!!!entendo q é uma adaptação mas putz, nada ver com o universo do batman q conheci e conheço...e ainda falam dos filmes antigos (do burton)....coitado do Bane ,um dos melhores e mais injustiçaos personagens ja criados....

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!