quarta-feira, 6 de julho de 2011

Desgraça

- Fico preocupado com minha filha, sozinha, tão isolada. (David Lurie)
- Tudo é perigoso hoje. (Petrus)


O cenário não poderia ser mais crítico: África do Sul pós Apartheid. Décadas de conflitos, segregação e violência nunca irão desaparecer da mente das pessoas tão rapidamente. O discurso da Liberdade e Igualdade para todos deve ser digerido, entendido e aceito, o que é uma tarefa difícil para pessoas que viveram em guerras constantes. O livro de J. M. Coetzee, Desgraça (ou Desonra - depende da tradução adotada) que logo foi transportado para as telonas, nos apresenta um nítido retrato desta sociedade através dos descaminhos de David Lurie, interpretado pelo magnífico John Malkovich.

David Lurie é um solitário e cinquentão professor universitário de literatura. Seus únicos momentos de prazer são ao lado de Soraya, uma garota de programa. Porem, quando estes encontros não foram mais possíveis David cedeu aos encantos de uma de suas alunas. Estava dado ali o primeiro passo para sua desgraça. Após ser descoberto e demitido pela Universidade em virtude deste relacionamento amoroso e proibido, não restou outra alternativa para David senão fugir daqueles olhares de reprovação, ir pra longe. Assim, resolve reencontrar sua filha, com quem não possuía um bom relacionamento. Lucie (Jessica Haines) morava em uma fazenda distante, no interior do país. Naquela época era um local perigoso para uma mulher branca, sozinha e lésbica, principalmente por seus vizinhos serem homens, negros e estarem de olho naquelas terras, mas Lucie mantinha se resistente frente aos perigosos desafios e violência constante.

Eram frequentes os ataques a fazenda, até que um dia invadem a casa, agridem David e violentam Lucie. Humilhado por não conseguir defender a filha, David ainda acompanhará sua gravidez, consequência do estupro. E, para evitar que esta violência se repetisse, Lucie resolve partilhar suas terras com Petrus (Eriq Ebouaney), um trabalhador negro que a ajudava com os serviços pesados na fazenda. Petrus daria a segurança necessária a Lucie, o que seu pai não conseguira fazer. Sem mencionar que David desconfiava que o autor do estupro tivesse sido o sobrinho de Patrus.

A vida daquele homem declinava rapidamente, humilhações, violência, crise nos valores que sempre acreditou, um retrato de uma sociedade em transição, que também está em crise, mas que precisa mudar, ceder, conforme percebe Lucie ao aceitar Petrus, mesmo contra a própria vontade.

Este é um daqueles filmes que não sairá de sua cabeça por muito tempo.

Título original: (Disgrace)
Lançamento: 2008 (Austrália, África do Sul)
Direção: Steve Jacobs
Atores: John Malkovich, Scott Cooper, Eriq Ebouaney
Duração: 120 min
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Me parece um filme "forte", tocante.

    Ou seja, meu estilo de filmes.

    Vou tentar achar. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  2. Excelente filme, que se torna ainda mais recomendável por conta das magistrais atuações de Malkovich - como há muito tempo não via - e da novata Jessica Haines. Um arraso!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Estou sempre à procura de novos filmes BONS pra ver... e parece q esse ehuma ótima pedida!!! ainda mais com malkovich... vlw pela dica!!

    ps: dah uma conferida lá no blog q tem uma votação em aberto...

    abraçoo

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica.Malkovich quase sempre vale a pena.
    Abraços.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!