segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bonequinha de Luxo

“Sabe qual é o seu problema, Srta. Quem-quer-que-seja? Você é medrosa. Não tem coragem. Tem medo de encarar a realidade e dizer “A vida é um fato. As pessoas se apaixonam sim e pertencem umas às outras sim, porque esta é a única chance que têm de serem realmente felizes”. Você acha que é um espírito livre, selvagem e morre de medo de ser enjaulada. Bem, querida, você já está nessa jaula. Você mesma a construiu. E ela não fica em Tulip, Texas ou em Somaliland. Ela está em qualquer lugar que você vá. Porque não importa para onde você corra, você sempre acaba trombando consigo mesma.” (Paul Varjak)


Em 2011 Bonequinha de Luxo completa cinqüenta anos e não serão poucas as homenagens a este que é considerado um clássico do cinema. Alguns canais de TV paga estão exibindo o filme e os cinéfilos já varrem a net com críticas e mensagens elogiosas. O que é Justo, muito justo, pois este filme já faz parte da História do cinema.

A trama não é complexa, pelo contrário, conta a história de Holly Golightly, interpretada pela bela Audrey Hepburn. Holly é uma jovem ambiciosa que abandona o marido (Buddy Ebsen) e a família para tentar uma sorte melhor em Nova York. Um “animal selvagem”, de acordo com suas próprias palavras, que nutre um grande amor pelo irmão Fred que está a serviço do exército, além de um forte objetivo: casar com um homem rico, seja para ajudar o irmão quando este retornar da guerra, ou para manter uma vida luxuosa, quem sabe tão luxuosa quanto aquela presente na joalheria Tiffany´s. Aliás, seu  cartão de visitas está logo na primeira cena, quando Holly, vestida elegantemente, admira vagarosamente a vitrine de uma joalheria.

Porém, até encontrar este homem rico Holly mantém encontros com alguns homens que lhe pagam “50 dólares para ir ao Toalete”. Entenda isto como quiser, há um tempo atrás seria uma prostituta, ou mais tarde, Garota de Programa, quem sabe Profissional do Sexo, que é mais contemporâneo, porém, neste caso, o mais adequado seria mesmo Acompanhante de Luxo. Holly também faz visitas a penitenciária da cidade, aonde, sem saber, transmite importantes informações a um traficante que ela diz ser seu contador, através das “previsões do tempo”.

Os planos de Holly saem de rumo quando conhece seu novo vizinho, Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor pouco sucedido que também presta serviços sexuais a uma amante rica (Patricia Neal). A paixão logo os arrebata, porém será que Holly abandonaria seus planos para ficar com um escritor fracassado?

Contamos ainda com um moreno (?) brasileiro, o José Pereira da Silva (José Luis de Villalonga), o milionário que promete satisfazer o tão desejado sonho de Holly. Além de O Gato, um bichano que certamente levaria a estatueta de Melhor Interprete Animal, claro, se esta existisse.

Assim, aproveite o aniversário e assista ou assista novamente uma das cinquentonas mais queridas do cinema.



Título original: (Breakfast at Tiffany's)
Lançamento: 1961 (EUA)
Direção: Blake Edwards
Atores: Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal, Buddy Ebsen.
Duração: 115 min
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Um clássico. Adoro! Todo mundo só fala de Audrey neste filme, mas a Patricia Neal também está perfeita.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Dificil alguem nao gostar desse filme, ne?
    Clássico inesquecivel. Abração

    http://umanoem365filmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Marcos, esse filme está minha lista há um tempão tbm! Nunca assisti um filme da Audrey Hepburn e quero conhecer o trabalho dela primeiramente com esse filme.
    Já vi o DVD várias vezes nas lojas por um preço ótimo. Como sou colecionadora de bons filmes, quero esse tbm!
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  4. Clássico imperdível com minha Rainha, Audrey Hepburn.

    OBRIGATÓRIO.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!