domingo, 31 de julho de 2011

Vanilla Sky

"Meus sonhos são uma piada de mal gosto. Eles debocham de mim. Até nos meus sonhos sou um idiota que sabe que vai acordar para a realidade" (David)


Comentar Vanila SKY em meia dúzia de parágrafos sem entregar o filme ou sem ser superficial demais é uma tarefa bastante difícil. Com um roteiro repleto de idas e vindas que, por um lado confundi o espectador, mas por outro torna a trama mais atraente e surpreendente. Realidade e ficção se cruzam o tempo todo, misturado a uma boa dose de ficção futurista. O personagem principal, David Aames, na pele de Tom Cruise, que exibe boa atuação, parece viver aqueles delírios próprios dos sonhos que parecem realidade ou vice-versa.

Baseado no filme espanhol Abre los ojos, de 1997, escrito e dirigido por Alejandro Amenábar e Mateo Gil, Vanila Sky conta o drama de David Aames, um empresário que herda a empresa do pai. Bonito, vaidoso e galanteador, David mantinha um relacionamento superficial com Julie Gianni (Cameron Diaz), baseado em encontros casuais sem nenhum compromisso sério, pelo menos era o que ele pensava, porém, Julie nutria uma forte paixão por David que a levava a fortes decepções por não ser correspondida como desejava. Se a situação já não era agradável para Julie, piorou quando David se apaixona pela bela Sofia Serrano (Penélope Cruz). Assim, desesperada, Julie, no que parecia ser um encontro casual, oferece carona a David e põe em prática seu plano suicida: Julie acelera forte o carro e provoca um grave acidente ao jogar o carro de um viaduto na tentativa desesperada de por fim a sua vida e a de David. Julie morre, mas David, após passar semanas em coma, acorda com o rosto todo desfigurado.

Aquele jovem, até então orgulhoso de sua beleza, fará de tudo para recuperá-la, além de tentar se esquivar de uma acusação de homicídio, conquistar o amor de Sofia, controlar a empresa cobiçada pela diretoria e entender o que é sonho e o que é realidade naquela vida pós-acidente. Porém, como eu disse lá em cima, o roteiro de Vanila Sky não é tão simples assim, logo, este parágrafo pode estar totalmente em desacordo com o filme. Mas você só saberá se assisti-lo, e tenha certeza que não perderá seu tempo, pois é um daqueles filmes para assistir mais de uma vez sem se entediar.

Título original: (Vanilla Sky)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Cameron Crowe
Atores: Tom Cruise, Cameron Diaz, Kurt Russell, Johnny Galecki.
Duração: 145 min
Gênero: Drama

8 comentários:

  1. Há qem degia q esse filme é doido, é horível, é o pior q Tom Cruise já fez.. Eu sinceramente não consigo enxergar isso.. Acho um ótimo filme, mto inteligente... q prende o espectador do início ao fim com tramas e mistérios... Excelente!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Confesso
    Não entendi nada quando vi o filme...

    ResponderExcluir
  3. Um bom filme mesmo! e bem surreal, intimista. Temos aqui uma atuação notável de Cruise que defende muito bem seu personagem, e a direção de Crowe é magnífica. Penelope interpreta o mesmo papel da versão original deste filme.

    Ótimo demais seu blog, volto mais vezes. Te linkei ao meu e te sigo no twitter também! até!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que existe um limite entre filmes que fazem pensar e outros que apenas confundem o espectador.

    Coloco Vanilla Sky no segundo grupo. Sei que posso desagradar muitos cinéfilos, mas este filme, assim como alguns trabalhos de David Lynch ("A Estrada Perdida" e "Cidade dos Sonhos") apenas confundem o espectador.

    São filmes que os cinéfilos discutirão durante anos e não chegarão a conclusão alguma.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Creio que o filme vai bem até o desfecho final, não que seja ruim, mas ele se constroem nos levando a esperar outra coisa...Mas a metáfora lirica daquilo que queremos e o que temos é bastante válida....o que fazer quando o que vc tem, não é o que vc quer?

    Marcos vc é muito sex...de verdade e ainda inteligente....Adoro vc demais!

    ResponderExcluir
  6. Adoro. Assisti o original, que é melhor. Mas, Tom Cruise realiza aqui um belo trabalho.

    Recomendo muito a quem gosta de filmes "diferentes". Assisti umas três vezes e gostei de todas as visitas.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos, venha participar no meu blog de um despretensioso teste de conhecimentos cinematográficos. Começo com NICHOLAS RAY (Juventude Transviada). O vencedor leva DVDs clássicos.
    Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. DISCORDO COM RENATOCINEMA, ABRA LOS OJOS É UM BOM FILME MAS SERVIU DE "RASCUNHO" PARA ESSA OBRA-PRIMA CHAMADA "VANILA SKY". A ATUAÇÃO DE TOM CRUISE É INFINITAMENTE SUPERIOR AO ATOR DA TRAMA ORIGINAL QUE AO MEU VER NÃO DEU NENHUMA EMOÇÃO AO PERSONAGEM...É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO UM REMAKE SER MELHOR QUE O ORIGINAL LOGICAMENTE SEM DESMERECER O ORIGINAL...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!