segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Impossível



“Estamos na praia” 


É inspirado na incrível história de uma família espanhola que passava férias em uma das praias paradisíacas da Tailândia, no final do ano de 2004, quando tsunamis gigantescos varreram aquele litoral. Cerca de 230 mil pessoas perderam suas vidas naquele dias. Inúmeros dramas familiares, como o relatado por um pai em um dos abrigos: “ouvi um barulho e vi a onda gigante, então corri para o quarto, não levei mais que cinco segundos, cinco segundos, e então cheguei ao quarto e vi em cima da cama um bilhete da minha esposa e filhinha: ‘estamos na praia’”. 

Uma dos primeiros pensamentos que nos tomam é que aquele sofrimento todo não é fruto da imaginação do diretor ou roteirista, foi tudo real: cenas apocalípticas, ondas destruindo o que encontravam pela frente e arrastando de volta para o mar, inclusive os poucos sobreviventes, crianças, idosos, animais.

As imagens produzidas pelo ótimo filme Além da Vida, dirigido por Clint Eastwood, já haviam nos assustado, em virtude do impressionante realismo, porém, desta vez Juan Antonio Bayona, diretor de O Impossível, conseguiu superar o filme norte-americano.  A cena em que Maria (Naomi Watts) e seu filho Lucas (Tom Holland) são arrastados pela primeira onda, nos deixa sem fôlego, as ruas e o hotel irreconhecíveis, o sofrimento das pessoas, parece que estamos no meio da destruição.

Ewan McGregor, pai incansável e esperançoso, foi muito convincente. Seu choro copioso encontrou eco na escuridão da sala do cinema. Até as crianças conquistam o espectador. 


Recordista de bilheteria na Espanha, terra natal da família protagonista, este filme traz o drama vivido por apenas algumas das pessoas que estavam nos litorais asiáticos naquele fatídico dia. Família e superação são seus ingredientes principais. E para uma época de natal, quando as pessoas ficam mais emotivas, certamente será uma ocasião em que as mulheres sairão do cinema com a maquiagem borrada, e os homens, sensíveis ou não, também sentirão os olhos lacrimejarem.


Título original: (The Impossible)
Lançamento: 2012 (Espanha)
Direção: Juan Antonio Bayona
Atores: Ewan McGregor, Naomi Watts, Geraldine Chaplin, Marta Etura, Tom Holland, Sönke Möhring, Oaklee Pendergast, Samuel Joslin
Duração: 107 min
Gênero: Suspense

7 comentários:

  1. Um filme intenso mesmo, derramei algumas lágrimas. Só me incomoda algumas escolhas na parte final, mas no geral, é um filme muito bem feito.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Um feliz Natal para você e sua família, Marcos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Logo no início do post lembrei-me de Além da Vida, filme excelente... Estou muito curioso em relação ao Impossível.

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curioso pra ver. Me parece bem mais interessante do que O Hobbit, por exemplo (o que não quer dizer que seja melhor, prefiro ver ambos ainda).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é impressionante ... Chorei !! O que nos chama mais atenção , é o fato de ser baseado em fatos reais , não foi invenção !!! .....

      Excluir
  5. Gostei muito do filme...Bonito, emocionante...Confesso que eu esperava mais do título...mas realmente impossível todos sobreviverem pelo tamanho da tragédia...

    ResponderExcluir
  6. TO ansiossa para ver o impossivel 2 vai lançar nao sei que dia ;)

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!