sábado, 6 de agosto de 2011

Luzes da Cidade

-Dirija com mais cuidado. (O vagabundo)
-Eu estou dirigindo? (O milionário )


Apreciando uma obra de arte, é assim que nos sentimos ao assistir a um filme de Chaplin. Com calma, percebendo os detalhes, as sutilezas, a graciosidade dos movimentos mímicos, sentir o sorriso fácil provocado pelas ingênuas piadas. Entender tudo o que foi dito sem que o mestre não tenha dito nenhuma palavra. É ver a semente de um estilo de comédia que ainda nos faz rir, mesmo que ainda faltem discípulos dignos de ocupar a lacuna deixada por Chaplin.

Luzes da Cidade é um dos mais emocionantes filmes deste mestre do cinema. Conta o drama de um vagabundo (Charlie Chaplin) que se apaixona por uma vendedora de flores cega (Virginia Cherrill). A sua falta de recursos econômicos só não é maior que a paixão pela florista e a vontade de recuperar-lhe a visão. Trabalhar seria um esforço demasiado para ele, porém valeria a pena, por isso, foi limpador de rua, pugilista amador, além de parar na cadeia, tudo em nome da bela donzela.

Até que este vagabundo poderia contar com a amizade de um excêntrico milionário (Harry Myers), caso este sempre permanecesse bêbado, pois quando se encontra neste estado não tem outro amigo senão aquele que lhe salvara a vida antes. Bebidas, festas, dinheiros, não faltava nada, contudo, passado o efeito da bebida o milionário não reconhecia o vagabundo e o que poderia ser um passaporte para a boa vida não passava de mais frustração.

Sem poder contar com o amigo cuja memória era alimentada pelo álcool, e ainda desempregado e sem dinheiro, será que este amoroso vagabundo conseguirá ajudar aquela florista a enxergar novamente? Ou então, qual seria a reação da jovem ao descobrir a verdadeira identidade daquele desprivilegiado de posses? 

Vamos lá, renda-se a este roteiro simples, porém completo! 


Título original: (City Lights)
Lançamento: 1931 (EUA)
Direção: Charles Chaplin
Atores: Charles Chaplin, Virginia Cherrill, Florence Lee, Harry Myers.
Duração: 87 min
Gênero: Comédia

Um comentário:

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!