quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Antes do Amanhecer

“Acredito que se há algum Deus, ele não estaria em nenhum de nós. Não em você ou em mim... mas nesse espaço entre nós... Se há algum tipo de magia no mundo, ela deve estar na tentativa de entender e compartilhar algo com alguém.” (Jesse)


Quer queiram ou não, todos nós somos românticos, uns mais outros menos. Alguns pautam sua vida no amor, outros se escondem atrás dele, há aqueles que fingem não ser românticos, mas são, sem mencionar aqueles que mantêm uma imagem dura, austera, racional, porém no íntimo também estão contaminados pelo romantismo. Se valer como alento, talvez não seja culpa nossa, se a biologia não explica as ciências humanas podem ajudar, através da análise do Discurso do Amor Romântico.
Este filme e sua sequência (Antes do Pôr-do-Sol) são doses cavalares de romantismo, se você tem alguma contra indicação não assista, mas se gosta de ver flertes em diálogos apaixonados de um casal atraído a primeira vista, aproveite.
A trama não poderia ser mais simples: Jesse (Ethan Hawke) é um jovem americano que em uma viagem de trem se encontra casualmente com Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa. Eles começam a conversar e descem em Viena aonde permanecem conversando enquanto passeiam pelos belos pontos turísticos da cidade. Os diálogos dos dois tomam quase todo o filme, porém não é cansativo, nem chato, o clima de romance é tão real que o telespectador se sente o próprio Jesse ou a Celine. O grande drama do casal é que no dia seguinte terão que voltar para suas cidades, e então o que fazer?


Título original: (Before Sunrise)
Lançamento: 1995 (EUA)
Direção: Richard Linklater
Atores: Ethan Hawke, Julie Delpy, Andrea Eckert, Hanno Pöschl.
Duração: 105 min
Gênero: Romance

Um comentário:

  1. Adorei estes dois filmes - mas confesso que gostei mais do seguinte.
    É extremamente romântico, mas o que me fez gostar mais, foi os diálogos extremamente inteligentes - afinal tanto um como o outro são dois actores que só falam enquanto passeiam, o que se não fosse com diálogos inteligentes, seria completamente aborrecido.
    Para este (através da classificação que costumo dar) daria 8 em 10 - o que equivale ao teu 4.
    Para o seguinte daria 9 em 10 - o que equivale a 4,5 em 5.
    Filmes belissimos!
    Bjks

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!