quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Capitães da Areia


- Ladrão aqui dentro não, nós somos ladrão lá fora e você sabe disso Ezequiel, vai embora agora! ( Pedro Bala)


As vésperas de comemorarmos o centésimo aniversário de nascimento de Jorge Amado, chega as telonas o bom filme Capitães da Areia, resultante da adaptação de livro homônimo. O escritor baiano, entre tantos adjetivos, é reconhecido por retratar com muita propriedade aspectos culturais e sociais do Brasil, principalmente da Bahia, desde as relações de mando e desmando dos “coronéis do cacau”, no sul do Estado, até elementos do cotidiano soteropolitano, principalmente das ladeiras do Pelourinho. Lembremos ainda de outros filmes baseados em livros do famoso escritor: Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e Seus dois Maridos, Quincas Berro D`Água, sem mencionar algumas novelas influenciadas por muitas estórias interessantes do bom baiano.

Trazendo consigo todas as dificuldades inerentes as adaptações de livros para o cinema, Capitães da Areia, ainda encanta com facilidade, principalmente aqueles que não leram o livro, pois estes podem ser menos exigentes quanto ao roteiro. A candura, o romantismo e as aventuras dos Meninos conseguem nos atrair de tal forma que até esquecemos da imaturidade de muitos atores (em algumas cenas parecem estar lendo suas falas). Concentramo-nos na trama, nas angústias, nos sofrimentos, na luta diária pela sobrevivência, e como não poderia deixar de ser, somos capturados para a companhia daqueles jovens de uma época distante (1930). Mas é sabido que estes Meninos ainda permanecem entre nós, porém, desta vez, nosso olhar sobre eles – quem sabe ofuscado pela mídia - nos faz enxergá-los como perigosos delinquentes, que estariam bem melhor atrás das grades. Ou não seria verdade que a defesa da redução da maioridade penal seduz muitos brasileiros?   

Pedro Bala (Jean Luís Amorim) lidera um grupo de adolescentes que moram nas ruas de Salvador, entre eles: Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus). Vivem de pequenos furtos e correrias pela cidade, desde o Porto a casa de meretriz ou as ricas mansões da área nobre da cidade, sempre buscando a sobrevivência, seja através de mentiras, pequenas malandragens ou furtos. Até que um dia conhecem outra jovem órfã e seu irmãozinho, era Dora (Ana Graciela) e Zé Fuinha (Felipe Duarte). E assim, Professor a convida para morar com eles, não imaginava que a presença de uma menina mudaria bastante a dinâmica do grupo, resta saber se  para melhor ou para pior. 

Confira este bom filme e também sua trilha sonora.


Título original: (Capitães da Areia)
Lançamento: 2011 (Brasil)
Direção: Cecília Amado
Atores: Jean Luís Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Paulo Abade.
Duração: 96 min
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Li a obra recentemente......amei.

    Feliz com a adaptação. Espero que esteja a altura do trabalho de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  2. Deve fazer uns sete anos que li o livro. Ainda lembro dos cuidados da Dora com Zé Fuinha e do amor de Pedro Bala pela garota. Jorge Amado foi um grande escritor, que deixou livros excelentes.
    A adaptação não vi ainda, mas vai pra lista!:D

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores obras de Jorge Amado. Estão mesmo elogiando o filme. Depois de seu texto preciso conferir. Aliás, a diretora é Cecília Amado. Provavelmente foi tudo feito com carinho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não entendi por que troquei o nome do filme, de Capitães da Areia para Meninos da Areia. E só agora percebi...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!