sábado, 21 de abril de 2012

Pink Floyd – The Wall


“O que faremos para enchermos os espaços vazios?” (Pink Floyd)


Filmes que tentem retratar a vida de um artista deve se esforçar para sair do lugar comum. Pelo menos deve tentar captar a alma do seu inspirador, deve se confundir com sua obra. 

As primeiras cenas de Pink Floyd – The Wall são magníficas: um convite a letras intrigantes e densas, misturadas a imagens chocantes e, no mínimo, reveladoras das angústias de Waters. Aqui você não encontrará uma narrativa linear, aquelas em que a vida do personagem é retratada da infância a vida adulta, pois não só o filme é baseado apenas em um álbum, o  The Wall, como também este parece ter uma relação íntima com os traumas do roteirista e também membro da banda, Roger Waters.

Aliás, muitos nem o consideram como um filme, mas como um grande clipe musical, ou então, um próprio musical. A verdade é que Alan Parker, o diretor, faz um passeio pelas angustias, traumas, frustrações e tormentos de Roger Waters. 

Traumas decorrentes da Segunda Guerra Mundial, inclusive a perda do pai, relação tumultuosa com a mãe e com a esposa, alem, é claro, do intenso consumo de drogas. Estes são os elementos que levaram Waters e seus companheiros a produzirem musicas que seduziriam muitos jovens desde os longínquos anos sessenta até os dias de hoje. Gerações inteiras foram atraídas por suas músicas não por acaso, mas porque, quem sabe, passassem pelos mesmos sentimentos que o roteirista.

Os fãs da banda certamente irão gostar bastante do filme, afinal não é todo grupo musical que tem o privilégio de ver seu álbum ser transformado em um filme. Já aqueles curiosos, que não conhecem muito ou não acompanham o Pink Floyd, não podem perder a oportunidade de ouvir e ver leituras magníficas de músicas como: "The Little Boy that Santa Claus Forgot", “When the Tigers Broke Free” , "The Happiest Days Of Our Lives","What Shall We Do Now"  e “Another Brick In The Wall” parte 1 e 2.   

Para ilustrar a forte sincronia entre as letras da banda e as imagens postarei aqui o clipe de duas belas canções do grupo, verdadeiros hinos que representam muito bem as gerações do Pós-Guerra.

Clipe legendado da Música “What Shall We Do Now?”. A mesma versão do filme.



Clipe legendado da Música “Another Brick In The Wall”. A mesma versão do filme.



Clipe legendado da Música “Another Brick In The Wall”. Um versão diferente do filme.





Título original: (Pink Floyd – The Wall)
Lançamento: 1982 (EUA/Reino Unido)
Direção: Alan Parker
Atores: Bob Geldof, Christine Hargreaves, James Laurenson, Eleanor David, Kevin McKeon, David Bingham, Alex McAvoy.
Duração: 95 min
Gênero: Musical

2 comentários:

  1. Amo esse filme......essa trilha......essa viagem cinematográfica.

    ResponderExcluir
  2. Trilha sonora maravilhosa. Todas as canções são boas, mas ao final a única que fica na lembrança é Another brick in the wall. Para ver e rever.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!