domingo, 16 de dezembro de 2012

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada


“La longe
Nas frias montanhas sombrias
Até as masmorras profundas
E antigas cavernas
Os pinheiros rugem nas alturas,
Os ventos gemem na noite.
O fogo era vermelho, suas chamas se espalharam
As arvores eram como tochas ardendo com luz.” 
Canção dos Anões de Erebor




Entre os anos 2001 e 2003 os cinéfilos foram presenteados com uma das melhores trilogias de aventura do cinema: O Senhor dos Anéis. Desde então ficamos órfãos, nada mais de Terra Média, Elfos, Frodo, smigol, Gandalf, etc. Porém, mais uma vez o cinema vai beber na fonte do inspirado J. R. R. Tolkien e nos apresenta o primeiro da mais nova trilogia do diretor Peter Jackson, que também comandou a direção daquele sucesso do início dos anos dois mil.

A trama é diferente, mas as qualidades são as mesmas, por exemplo: trilha sonora, figurino, maquiagem, efeitos especiais, fotografia e cenários esplêndidos. Desta vez o roteiro gira em torno do hobbit Bilbo Bolseiro (Ian Holm/Martin Freeman) e sua aventura junto a Gandalf, o Cinzento (Sir Ian McKellen) e aos treze anões do reino de Erebor, liderados por Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage) na tentativa de retomar a terra natal, a Montanha Solitária, invadida há tempos pelo terrível dragão Smaug. Mas antes terão que passar por velhos e novos inimigos, como Trolls, Orcs, Goblins, etc.

Andar, andar e andar. Esta é outra característica comum entre os dois filmes, mas não deixa de ser interessante, principalmente porque em meio às andanças surgem alguns personagens curiosos e ricos, além das aventuras, lutas e perseguições. Sem falar que rever as caretas e peripécias de smigol, o primeiro malfeitor bipolar do cinema, é demais!

Tecnicamente o filme também é muito bom, desde os efeitos 3D até as cenas de batalha e a qualidade da trilha musical. Quem sabe, talvez o ponto fraco tenha sido apenas o fato do filme ter sido um pouco longo. Quando imaginávamos que surgiriam os créditos indicando o final, logo iniciava outra cena. Porém, muitos não achariam isto um defeito, mas sim uma qualidade, por tanto, está aprovado o retorno das estórias da incrível Terra Média!




Título original: (The Hobbit - An Unexpected Journey)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Peter Jackson
Atores: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, James Nesbitt, Adam Brown, Aidan Turner, Dean O'Gorman, Graham McTavish, John Callen, Stephen Hunter, Mark Hadlow, Manu Bennett, Peter Hambleton, Ken Stott, Jed Brophy, William Kircher, Jeffrey Thomas, Mike Mizrahi, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Elijah Wood, Andy Serkis, Sylvester McCoy, Lee Pace, Bret McKenzie, Barry Humphries, Benedict Cumberbatch
Duração: 169 min
Gênero: Fantasia

4 comentários:

  1. Não vou ler nada sobre o filme....Queria ter ido sexta, porém, não consegui.
    Sábado vou e volto para dar minha visão.


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcos, gostei muito de seu blog, virei seguidor e deixei seu link em meu blog. Por sua formação em história e filosofia misturadas com seu gosto pelo cinema resultam em conteúdo de alto nível!

    Ainda não vi O Hobbit, mas estou muito ansioso.

    Também escrevo sobre cinema, não tão bem ainda, mas chego lá. Seria uma honra se me visitasse:
    http://ocinematografo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um filme bastante elogiado. George Clooney acerta mais uma vez na direção.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!