quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Escritor Fantasma

Você sabe o que eu faria se estivesse no poder novamente? Eu criaria duas filas nos aeroportos: uma para os voos em que nenhuma verificação de antecedentes seria feita, sem infringir nenhuma liberdade, nenhum direito civil. E a outra fila para os voos em que eu faria tudo o que fosse possível para torná-lo perfeitamente seguro. E então veríamos em qual avião Rycarts colocaria seus filhos e netos. (Adam Lang)


Quem aprecia filmes que envolvem tramas, intrigas, mentiras e acordos políticos, principalmente com uma pitada de História real, este é o filme. Ma se não gosta muito daquelas tramas recheadas de suspense cujo segredo só é revelado na cena final, então não continue lendo. O filme trata, indiretamente, das negociações obscuras que envolvem a guerra anti-terror, ou seja, o que poderia estar por traz das guerras levada a cabo pelos países de língua inglesa. Uma clara referência ao ex-primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair e seu perfeito entrosamento com os interesses norte-americanos.

Ewan McGregor interpreta um escritor que fora convidado para escrever a autobiografia do ex-Primeiro Ministro da Inglaterra, Adam Lang (Pierce Brosnan), em substituição ao ghost writer anterior que havia morrido misteriosamente. Parecia ser um serviço simples: a partir do manuscrito deixado pelo escritor anterior, o protagonista deveria finalizar a obra que descreveria a vida de Lang, porém, alguns acontecimentos mostraram que havia muitos segredos em torno daquele político e seus amigos. Fora do cargo, Lang enfrentava uma série de críticas e investigações sobre os seus métodos de interrogatórios nada éticos – algo que se assemelha a Guantánamo – Ao mesmo tempo em que acompanhava o assédio da impressa e a pressão dos grupos de Direitos Humanos ao ex-Primeiro Ministro, o ghost writer, também leva a cabo suas pesquisas para a finalização do livro, e, ao entrar em contato com informações deixadas por seu antecessor, percebe que sua morte talvez não tenha sido acidental, e que Lang pudesse estar escondendo alguns importantes segredos.

Envolvimento com agentes da CIA, empresas que se tornaram bilionárias com o comércio de armas bélicas, tramas políticas, assassinatos, adultérios, torturas, estes seriam alguns dos segredos que McGregor, na pele do ghost writer, encontraria nesta trama. Porém, imagina o telespectador, como todos estes elementos se interligariam? E, de que forma Polanski conecta todos estes elementos com intuito de nos mostra os sórdidos bastidores da política de guerra anglo-americana? Baseado no livro de Robert Harris, Escritor Fantasma não faz nenhuma revelação inédita, nenhuma suspeita que nós já não desconfiássemos antes, porém, nos oferece a oportunidade de ver Polanski em ação novamente, e suas cenas repletas de pequenos e intrigantes detalhes, além de um surpreendente final, mesmo que para alguns seja um final frustrante, mas, confessemos que, deste meio, quase tudo é frustrante.

Entretanto, só para provocar, em qual das filas mencionada na fala de Lang (no início do texto) você entraria?


Título original: (The Ghost Writer)
Lançamento: 2010 (França, Alemanha, Reino Unido)
Direção: Roman Polanski
Atores: Pierce Brosnan, Ewan McGregor, Olivia Williams, Kim Cattrall.
Duração: 128 min
Gênero: Suspense

2 comentários:

  1. Uma boa indicação de filme...
    Sucesso pra vc e venha no nosso blog tbm
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O filme é bacana até quase os últimos minutos, mas acho que no final ele se perde um pouco e o final é regular.

    http://acervodocinema.blogspot.com
    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!