domingo, 25 de março de 2012

Jogos Vorazes

A única coisa mais forte que o medo é a esperança. (Presidente Snow)


A primeira e mais interessante parte do filme me fez lembrar algumas sociedades que vivem sob o jugo de governos autoritários, na maioria das vezes auto declaradas socialistas ou comunistas. Pois é neste tipo de sociedade – tão idolatradas por algumas viúvas de K. Marx – que é possível  imaginar tal ingerência na vida das pessoas.  A segunda parte, boa mas nem tanto quanto a primeira, nos faz lembrar os famigerados programas de Reality show e até penso que a nossa platéia, aqui na vida real, é tão idiota quanto aquela do filme. Quem sabe um dia, para delírio dos telespectadores, nossos realitys shows também premiarão o vencedor com o direito a vida ao invés de dinheiro. 

O celebre romance de George Orwell, “1984” é claramente o pano de fundo para esta trama, pois, assim como no filme, o livro nos apresenta uma sociedade autoritária e um perfeito sistema de monitoramento dos seus cidadãos: o Big Brother. O que o filme tem de mais interessante é justamente esta possibilidade de reflexão política, como também faz o muito bom V de Vingança, pois o restante é uma tentativa de romance barato e o que estão chamando por aí de carnificina, um exagero. 

De qualquer forma o filme é bom e suas seqüências prometem bastante, principalmente se mantiverem este fundo político revolucionário, pois, não tenho nada contra o amor, pelo contrário, acredito e pratico, mas acompanhar novamente um romance adolescente em outro Crepúsculo seria difícil de digerir. 

Mas e o filme trata de quê mesmo? É ambientado em uma região pós-apocalíptica, uma terra chamada Panem, formada por 12 distritos e governada por uma poderosa e autoritária cidade central. Como punição pelo levante e tentativa dos distritos de atacar o governo central no passado, ficou estabelecido uma punição: no Dia da Colheita uma garota e um garoto entre doze e dezoito anos seriam escolhidos em cada distrito e levados para uma arena, onde lutariam até a morte e apenas um sobreviveria e seria o vencedor. E para este grande evento televisionado foram escolhidos pelo Distrito 12: Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson).

Antes da batalha existe os momentos de preparação, treinamento e captação de patrocinadores, enfim, uma forma de interação entre os jovens lutadores e o público bestializado. 

A inspiração de Suzanne Collins - autora do livro The Hunger Games que fundamentou o filme – surgiu após o passeio entre canais de televisão, foi neste instante que ela se deparou com um reality show em um canal e cenas da guerra do Iraque em outro canal. Da dantesca junção dois dois cenários surgiu a ideia que originou três livros: The Hunger Games (Jogos Vorazes -no Brasil) em 2008; Catching Fire (Em Chamas - no Brasil) em 2009 e; Mockingjay (A Esperança - no Brasil) em 2010. Em fim, tudo indica que teremos mais dois bons filmes pela frente.  


Título original: (The Hunger Games)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Gary Ross
Atores: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Duração: 112 min
Gênero: Ação

7 comentários:

  1. Muito bom o seu comentário, porém eu esperava mais do filme, achei que eles poderiam explorar mais o final, e aquele clima de reslity show contrastou um pouco com o que era o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafael, acho que pretendem trazer algo a mais nas próximas sequências, por isso que o final foi daquele jeito.

      Excluir
  2. Esse filme não me atraiu.

    Gosto de questionamento na linha 1984, do consumismo Big Brother. Porém, esse me parece um "blockbuster" para ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o próximo filme irá dizer pra que ele veio. Se der mais atenção ao romance dos personagens então será uma decepção, porém, se aprofundar o discurso político-revolucionário-filosófico então surpreenderá positivamente.

      Excluir
  3. Oi Marcos!
    Nossa quanto tempo! hohohoh.
    Bom, também faz um bom tempo que não posto sobre filmes não é/ Sem que eu percebesse o blog acabou se focando mais em outras coisas...E olha só a coincid~encia n´r/ Quando vc decidi comentar no blog estou falando sobre um filme1
    bjs

    ResponderExcluir
  4. e eu que pensei estar prestes a me livrar de crepúsculo...

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi este, Marcos. Parabéns pelo excelente texto. Na primeira oportunidade irei conferir. Um abraço...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!