domingo, 8 de abril de 2012

Guerra é Guerra

-Ela decide. (FDR)
-Que vença o melhor. (Tuck)


Qual a importância do trailer para aquele indivíduo que está constantemente no cinema? Penso que este momento é bastante especial, pois é neste instante que não só tomamos conhecimento dos próximos filmes que veremos, mas também construímos expectativas positivas ou negativas sobre eles. Ultimamente os filmes nacionais têm feito bons trailers, um exemplo que nunca esquecerei é o do filme De Pernas Pro Ar: uma verdadeira propaganda enganosa. Já o trailer do filme 2 Coelhos foi bastante honesto.

Enfim, estas pequenas e maravilhosas propagandas tem uma função bastante interessante: além de divulgar, tenta também capturar o espectador, seduzi-lo. Porém, pode funcionar de modo inverso. Quem nunca disse um “este não vejo nem de graça” após assistir um trailer de um filme supostamente ruim? Pois é, foi o que pensei ao ver a propaganda do último filme do trio: Tom Hardy, Chris Pine e Reese Witherspoon. Mas, contrariando meus instintos e, principalmente, por falta de opção, resolvi arriscar e pagar pra ver.

Saiu caro, muito caro. Tanto é que faltou inspiração para escrever cinco simples parágrafos de um poste aqui no blog. Ainda bem que enrolei com esta conversa fiada sobre trailer, de outra forma não teria dispensado mais que quatro linhas para este filme insosso.

Dois grandes amigos e agentes da CIA: Tuck e FDR se apaixonam pela mesma garota, a Lauren. Ela, indecisa, resolve provar secretamente – pelo menos é o que ela pensa - as qualidades dos quase irmãos e, depois decidir com qual ficar. Eles, objetivando conquistar a donzela, usam todas as suas habilidades para alcançar tal propósito, inclusive os recursos tecnológicos do governo. Enquanto isso, ainda arranjam tempo para perseguir o bandido da trama, um tal de Heinrich (Til Schweiger ). Tão sem sal quanto os outros personagens.

O problema não está apenas na trama ou no roteiro, mas principalmente nos atores: nem um dos três   apresentou a necessária veia cômica para dar vida ao filme. Faltou exatamente aquela coisa, sem a qual não podemos dizer: isto é uma comédia! Nem mesmo as fugas, tiroteios, perseguições, ou piadas de Trish (Chelsea Handler), amiga conselheira de Lauren, foram suficientes para salvar o filme.

Da próxima vez confiarei mais nos meus instintos.


Título original: (This Means War)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Joseph McGinty Nichol (McG)
Atores: Reese Witherspoon, Chris Pine, Tom Hardy, Laura Vandervoort, Til Schweiger, Rebel Wilson, Angela Bassett, Abigail Spencer, Emilie Ullerup, Chelsea Handler
Duração: 97 min
Gênero: Comédia

3 comentários:

  1. Achei muito legal teu "papo" sobre trailers de filmes.Realmente tens razão em cada palavra de teu ótimo texto.Grande abraço,meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Reese Witherspoon é quase sempre criticada por seus trabalhos, mas eu gosto dela. Ainda não vi esse filme, mas quero ver!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Marcos. Não sou muito fã desse tipo de filme. Mas, confesso que fiquei com uma curiosidade incomum ao lê-lo.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!