terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Almas a Venda

“e se eu fosse um outro eu, no mesmo corpo, ainda assim você me amaria?” ( Paul Giamatti, por ele mesmo)


Se você gosta de estórias estranhas, surreiais, difíceis de sequer imaginar, então assista este filme. Não é a trama mais ficciosa que já fizeram, mas pensar que alguém pode trocar, comercializar, ou transportar almas alheias entre países é, no mínimo, curioso.
Tudo acontece em torno de um ator com crise existencial (Paul Giamatti) que recorre aos serviços especiais de uma empresa que trafica e comercializa almas, isto mesmo, almas. Imagine só como ficaria o comercial de uma empresa desta por aqui: Está entediado, sem criatividade, triste? Temos a solução: troque de alma, lhe cairia bem à alma de Jen Carrei, ou quem sabe, do Bruno Mazzeo! 
As almas eram compradas principalmente na Rússia e contrabandeadas através de mulas para os EUA. Estas mulas pagavam um preço alto por este serviço: os resquícios das almas que eram transportadas ficam no corpo, imagine só: centenas de migalhas de almas em um só corpo! Além destes componentes surreais, o lado cômico do filme se resume a confusão que se envolve Giamatti, ao se arrepender de ter trocado de alma e resolver busca-la de volta, porém percebe que a empresa a perdeu. Tudo bem, não contarei o restante.
O telespectador não precisa estar bem atento ao filme para perceber o sutil paralelo entre, de um lado, as angustias dos personagens que trocaram de alma, ou que serviram de mulas para o transporte de almas, e, do outro, a angustia também vivida pelos atores carregados dos resquícios das almas dos personagens que interpretaram ao longo da carreira. O que fazer com elas? Não há muitas escolhas.


Título original: (Cold Souls)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção:Sophie Barthes
Atores: Paul Giamatti, Armand Schultz, David Strathaim, Dina Korzun.
Duração: 101 min
Gênero: Drama/Comédia

3 comentários:

  1. Boa dica de filme.
    Estou seguindo o blog, retribui aí ok?
    Abraço e sucesso.

    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  2. Abdré, tenha certeza que não se arrependerá.

    William, visitei e seguir!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!