sexta-feira, 24 de junho de 2011

Irmãs

- Se queria fazer uma homenagem então não deveria ter abortado, aí você colocaria o codinome que quisesse. (Elena)


Os governos militares na América latina só tiveram uma utilidade, se é que isto seja possível: construir uma atmosfera conflituosa e tensa, montando cenários perfeitos para alimentar o cinema com intensos dramas repletos de dor, sofrimento e angustias. Por isso, filmes que remontam o sofrimento provocado pela ditadura são muito comuns no Brasil e na Argentina. E geralmente são emocionantes, pois tocam em feridas que o tempo ainda não cicatrizou.

Hermanas conta estória de duas jovens irmãs separadas pela ditadura argentina que se reencontram após oito anos separadas. Elena (Valeria Bertuccelli ) mora no Texas, é casada e tem um filho de oito anos, recebe a visita de sua irmã Natalia (Ingrid Rubio ), uma jornalista que mora na Espanha também a oito anos. Ambas saíram da Argentina em virtude da perseguição dos militares. O reencontro das irmãs reascenderá tristes emoções, até então esquecidas no passado, isto porque Natalia descobre entre as fotos, documentos e lembranças da família, um romance autobiográfico do pai que remontam os acontecimentos do período em que Martin, namorado de Natália, foi capturado e morto pelo governo militar. Ambos tinham sido influenciados pelos ideais do pai comunista, e lutavam contra o regime militar. Enquanto Elena, irmã mais velha, tentava se manter distante dos debates políticos e se dedicava mais a família. Natália nunca se recuperara da morte do seu namorado, ainda mais porque não sabia como os militares o encontraram no esconderijo ou se alguém o teria delatado, porém aquele romance poderia libertá-la daquela angustia, ao mesmo tempo em que reascendiam lembranças de um período tão sofrido que as irmãs preferiam esquecer.

Apesar do tema tão pesado o filme é bastante leve, através de flashbacks reconstrói a adolescência das irmãs, além de também pôr em evidência o desconforto da adaptação de uma família latina à língua e cultura dos Estados Unidos. Um filme para nos fazer refletir quantas vidas foram destruídas pelos regimes militares no continente sul americano.


Título original: (Hermanas)
Lançamento: 2005 (Argentina, Brasil, Espanha)
Direção: Julia Solomonoff
Atores: Valeria Bertuccelli, Adrian Navarro, Nicolás Pauls, Ingrid Rubio, Horacio Peña
Duração: 88 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!