quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Amizade!

“Todos os dias dê um presente a si mesmo que a vida lhe complementará” (Tom)


Viver na Alemanha Oriental antes da tão esperada queda do Muro de Berlin não devia ser nada estimulante. Afinal, Comunismo é muito bonito e igualitário, mas apenas nos livros e na cabeça de alguns. 

Tom (Matthias Schweighöfer) e Veit (Friedrich Mücke), dois grandes amigos desde os tempos de escola, sabiam muito bem que do outro lado do Muro havia um mundo novo a explorar, assim, logo que a Alemanha Oriental e Ocidental foram unificadas, estes jovens juntaram todo o dinheiro que tinham - o que não era muito - e compraram uma passagem para os Estados Unidos. A intenção era ir até São Francisco, porém a grana insuficiente e só permitia descer em Nova York. O restante da viagem seria feita por terra.  

Os dois amigos que se diziam cineastas estavam ávidos para conhecer um mundo novo, pretendiam chegar ao ponto mais ocidental do Ocidente (projeto bastante simbólico: experimentar o máximo que o mundo capitalismo poderia lhe dar?). Mas a viagem de Nova York a São Francisco não seria fácil, pois mal sabiam algumas palavras do inglês e só tinham cinqüenta e cinco dólares no bolso, assim precisariam de carona e algo mais. Veit também tinham outro objetivo com esta viagem, na verdade seu desejo era conhecer seu pai que fugira de Berlin há mais de dez anos pulando o Muro, desde então mandava cartões postais nos aniversários do filho.

As diversas caronas que Tom e Veit conseguiram tanto serviram para mostrar uma América receptiva e repleta de belas paisagens, como também destacaram o sentimento de amizade que tanto uniam aqueles jovens. Experimentando e se divertindo com coisas tão simples como cachorro quente e biscoito recheado, mas que não existiam do lado comunista, porém também perceberam que sem dinheiro é difícil ter acesso as maravilhas do lado capitalista do antigo Muro.

É um filme leve e simpático (parece ser baseado em fatos reais) que além de agradar, também nos ensina duas velhas lições: amizades não têm preço e; quanto menos o Estado regular a vida das pessoas, melhor.


Título original: (Friendship!)
Lançamento: 2010 (Alemanha / EUA)
Direção: Markus Goller
Atores: Matthias Schweighöfer, Friedrich Mücke,
Duração: 110 min
Gênero: Comédia

Um comentário:

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!