domingo, 15 de janeiro de 2012

A Cabeleireira – Lavar, cortar, sorrir!

"Não vou contratá-la, você não tem a estética necessária para este tipo de negócio. Eu não estou me referindo a suas roupas." (proprietária do salão)


O cinema europeu, na maioria das vezes, tende a ser mais sincero, mais próximo da realidade humana. Enquanto o hollywoodiano quase sempre utiliza o grau superlativo absoluto para descrever seus personagens, atores, diretores, produtores, custos, etc. O cinema do Velho Mundo, por sua vez, raramente utiliza desta fórmula, e ainda assim consegue convencer o espectador. Claro que se formos assistir seus filmes com a mesma expectativa com que assistimos aqueles de Hollywood teremos grandes chances de não ficarmos satisfeitos, então, abandonemos os conceitos prévios antes de sentarmos na poltrona.

A Cabeleireira – Lavar, cortar, sorrir é assim, um filme nada megalomaníaco, e mesmo assim, capaz de emocionar. Conta a história de Kathi (Gabriela Maria Schmeide), mãe solteira, que precisa dar conta da manutenção e sustento da família, porém o fato de estar acima do peso, “não ter estética” sempre foi um empecilho. Kathi é destas pessoas que não desiste facilmente de seus objetivos, ao mesmo tempo que sempre está de bem com a vida, é assim que iniciará a maior empreitada de sua vida: abrir seu próprio salão de beleza.

Em uma Alemanha recém unificada abrir qualquer tipo de negócio não era algo fácil, principalmente para Kathi: mulher, mãe, solteira, sem dinheiro e enfrentando os preconceitos pelo fato de estar acima do peso. Mas sua persistência e os embaraços por qual terá que passar e superar são os atrativos principais deste filme simples, mas cativante.


Título original: (Die Friseuse)
Lançamento: 2010 (Alemanha)
Direção: Doris Dörrie
Atores: Gabriela Maria Schmeide, Natascha Lawiszus e Ill-Young Kim
Duração: 108 min.
Gênero: Comédia

2 comentários:

  1. Interessante é que o filme, entre outras coisas, fala justamente disso, o sentimento de rejeição e de inadequação é uma questão de perspectiva..."Quem está gordo ali? ( e todo valor negativo por traz desta palavra)" Certamente não é Kathi. ;)

    ResponderExcluir
  2. Pessoal preciso baixar esse filme para efetuar um estudo!
    alguem me dar um ajuda?
    muito obrigado
    meu e-mail jleobotti@hotmail.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!