quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rubber - O Pneu Assassino

-Senhoras e senhores, o filme que verão hoje é o maior tributo a falta de razão. (Chad)


Não, o título não está errado, é um pneu assassino mesmo. Os roteiristas devem ter pensado: “ora, se já fizeram filmes com aranhas assassinas, cobras assassinas, tomates assassinos, a coisa assassina, então porque não fazer com um pneu assassino?”. E assim deram vida ao filme que certamente entrará para o não tão seleto grupo dos “filmes mais estranhos”. 

Por outro lado, não precisamos nos esforçar muito para encontrar em suas entrelinhas metáforas que revelam uma crítica a pobreza imaginativa que acomete Hollywood vez em quando. Por exemplo, a tentativa de envenenar a platéia parece ser uma clara referência às séries de filmes de baixa qualidade que nos são oferecidos constantemente. Ou ainda, a cena em que alguns pneus liderados por um triciclo assassino permanecem parados na entrada de Hollywood, nos remete à ideia de que qualquer lixo pode entra nesta indústria.  Mas não descartamos a possibilidade dos mentores do filme terem desejado com este filme apenas emplacar um trash com baixíssimo orçamento e ganhar notoriedade, porque não?.

A trama se passa no deserto californiano. São dois cenários que, de certa forma, estão interligados: de um lado, a platéia, um grupo de pessoas que foram levadas para o deserto por uma espécie de lanterninha (Jack Plotnick). Neste local recebem binóculos, por meio do qual deveriam assistir a um filme. E assim partimos para o segundo cenário, que é exatamente o filme que a platéia assisti: em meio a um monte de entulho um pneu acorda de seu sono profundo e segue em direção a cidade. No caminho aproveita para experimentar seus poderes telecinéticos, eliminando tudo que encontra pela frente: coelhos, pássaros, escorpiões, aranhas, garrafas, etc. No instante em que o pneu chega à cidade seu espírito de serial killer praticamente já aflorou, então, parte em busca de mais vítimas, agora são os seres humanos!

Entre os dois cenários - da platéia que assiste a carnificina do pneu e do próprio despertar deste perigoso matador – flutua o policial Chad (Stephen Spinella) e seu ajudante (o lanterninha) que acredita que tudo isso não passa de um filme, um filme sem razão alguma. 

Arrisque, pois se você conseguir passar dos quinze primeiros minutos aposto que vai até o final, seja por curiosidade ou por que realmente se interessou pela história.


Título original: (Rubber)
Lançamento: 2010 (França)
Direção: Quentin Dupieux 
Atores: Stephen Spinella, Roxane Mesquida, Wings Hauser, Jack Plotnick.
Duração: 82 min
Gênero:Comédia

6 comentários:

  1. Depois que eu fiquei sabendo de um filme chamado "O Biscoito Assassino", não consigo mais me surpreender com esses títulos...

    Ainda bem que "Rubber - O Pneu Assassino" deixa, pelo menos, algumas metáforas no ar.
    Difícil mesmo é passar dos 15 minutos. Mas deve bater aquela curiosidade imensa em relação ao desfecho.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Termina como começou...uma porcaria. Confesso que assisti a princípio por curiosidade. Depois eu quis ver até onde ia aquela bobeira. Me perguntei o tempo todo o que leva um produtor, um diretor e principalmente patrocinadores a fazer um filme desses.

    ResponderExcluir
  3. alem de porcaria o filme é ainda legendado aff..como pode isso

    ResponderExcluir
  4. alem de porcaria o filme é ainda legendado aff..como pode isso

    ResponderExcluir
  5. o filme realmente é mto zuado, mas é divertido, e como a ana disse existem metaforas nele o que eu achei mto legal kkkkkkk termina como começou mto nada ver kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como eu faço pra assistir, esse filme? me ajuda ai.....

      Excluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!