sábado, 28 de abril de 2012

Os Vingadores

"Se não conseguirmos proteger a Terra, pode ter certeza de que iremos vingá-la!" (Homem de Ferro)


Confesso que não estava apostando muitas fichas no sucesso deste filme, algumas razões: o trailer é fraco, deu enfoque as piadinhas do Homem de Ferro, não se revelando atrativo o bastante. Vários personagens importantes e de grande profundidade histórica, que tinham o risco de serem abordados superficialmente. Acreditava também que seria difícil montar um adversário a altura destes super-heróis, ou seja, que deixasse o espectador temeroso quanto ao futuro dos super heróis (mesmo que já saibamos mais ou menos o final). Enfim, estes eram meus preconceitos em relação aos Vingadores. Até pensei que ficaria muitíssimo satisfeito se pelo menos esta nova aventura da Marvel se equiparasse em qualidade ao muito bom X-Men: Primeira Classe. Se isto acontecesse ficaria feliz.

Foi muito bom sair do cinema com aquele sorriso de satisfação no rosto, mesmo que ele significasse que estava totalmente equivocado em todos os meus pressentimentos. O filme é muito bom, se equipara sim ao X-Men: Primeira Classe, alguns dirão até que é superior. Claro, não é nenhuma revolução do cinema, não traz nenhuma novidade, o roteiro não é sofisticado, as interpretações nem são dignas de Oscar, muito menos alcançamos algum tipo de sabedoria transcendental ou algo assim. Porém, o espírito do super-herói, ou daquelas aventuras presentes apenas nas revistas em quadrinho, até mesmo os efeitos especiais e as piadas, isso mesmo as piadas, que imaginara antes serem desnecessárias, tudo isso foi muito bem trabalhado e apresentado no filme.

Tony Stark, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers, o Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner, o Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff, a Viúva Negra (Scarlett Johansson) foram convocados pelo sempre misterioso Nick Fury (Samuel L. Jackson) para trabalharem juntos pela primeira vez. A tarefa não era fácil: deveriam impedir que o deus Loki (Tom Hiddleston) utilizasse o Tesseract - um poderoso cubo mágico – para abrir um portal para outra galáxia permitindo assim a entrada dos temíveis soldados chitauri. Seu objetivo, como não poderia deixar de ser, é dominar a Terra. Estes super poderosos heróis terão que conter seus egos e superar suas diferenças, pois o futuro da humanidade está em jogo.

Após os importantes primeiros minutos, necessários para a construção do cenário ideal para esta batalha digna dos heróis da Marvel, podemos dizer que somos assaltados e suspensos a um estágio de extrema atenção. Fixamos os olhos na tela e apenas relaxamos com as doses na medida certa de piadas. No instante máximo da trama você até se imagina lendo as coloridas páginas das inconfundíveis revistas em quadrinhos, ao mesmo tempo em que parabeniza Zak Penn, o roteirista e Joss Whedon, o diretor, por terem sincronizado tão bem grandes ícones do HQ em um filme apenas.

Definitivamente não há o que criticar, Os Vingadores cumpriram bem seu papel, que é divertir. Ah, e para os apressadinhos, após os créditos tem uma leve pista para o que talvez possa estar por vir.

 
Título original: (The Avengers) 
Lançamento: 2012 (EUA )
Direção: Joss Whedon
Atores: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof, Tina Benko
Duração: 142 min
Gênero: Aventura

5 comentários:

  1. De fato, Os Vingadores superou as expectativas e conseguiu mesmo nos trazer uma obra de qualidade. Já estou com vontade de ver de novo.

    ResponderExcluir
  2. To dooooooooooido para ver imediatamente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom filme. A sua análise se parece muito com o meu pensamento, embora eu tenha achado X man muito superior. Mas O filme está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Amanda, Gabriel e Rafael, acredito que em matéria de ação-aventura os únicos candidatos a superar Vingadores este ano são Batman e, quem sabe, Homem Aranha

    ResponderExcluir
  5. Pois é Amanda, Gabriel e Rafael, acho que os únicos candidatos capazes de superar os Vingadores ainda este ano são Batman e Homem Aranha.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!