quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

360

“ Um sábio uma vez disse: se houver uma bifurcação na estrada, escolha um caminho” (Mirka) 


Fernando Meirelles nos apresenta seu último trabalho, um filme que traz várias histórias que de certa forma se entrelaçam. Rodado em cidades como Viena, Paris, Londres, Bratislava, Rio de janeiro, Denver e Phenix traz a vida personagens carregados das agonias cotidianas, dos medos e pesos de decisões que precisam ser tomadas. 

Mirka (Lucia Siposová) é uma jovem que esta decidida a prostituir-se, mesmo com a desaprovação da sua imã Anna (Gabriela Marcinkova), a leitora e sonhadora. São cúmplices e amigas, Anna ensina o inglês a Mirka, e esta, por sua vez, também lhe ensina lições valiosas, mesmo que de forma inconsciente.

Michael (Jude law) deverá ser o primeiro cliente de Mirka, enquanto sua esposa, Rose (Rachel Weisz) mantém um caso com um fotógrafo brasileiro,  Rui (Juliano Cazarré) que também tem uma ligação amorosa com outro personagem da trama. 

Laura (Maria Flor) decepcionada com seu namorado, resolve abandonar o projeto de felicidade em Londres e quer voltar para o Brasil, no caminho conhece John (Anthony Hopkins) e Tyler (Bem Foster). Duas pessoas determinadas, objetivos distintos: reconciliação com o passado ou dar outro significado ao futuro. 

Estes são apenas algumas dos encontros e desencontros do filme. São onze personagens que em algum momento dividem com o espectador suas angustias, aprendizados e coragem. Por mais que a crítica londrina e norte-americana não tenham aplaudido o trabalho do diretor brasileiro, ainda assim é um filme que merece ser visto. É simples, não propõe reflexão sobre temas polêmicos, pelo contrário, trata de questões cotidianas e importantes como casamento, família, projetos de vida, desapego, amor, etc. 


Título original: (360) 
Lançamento: 2012, (Reino Unido, Áustria, França, Brasil) 
Direção: Fernando Meirelles 
Atores: Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Vladimir Vdovichenkov, Maria Flor, Lucia Siposová, Gabriela Marcinkova, Johannes Krisc, Dinara Drukarova, Jamel Debbouze, Juliano Cazarré 
Duração: 110 min. 
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Um dos filmes que quero assistir já há algum tempo. Com certeza mais um excelente trabalho do Fernando Meirelles.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!