sábado, 5 de janeiro de 2013

Tudo Pelo Poder


“Não sou cristão. Não sou ateu. Não sou judeu. Não sou muçulmano. Minha religião e aquilo em que eu acredito chama-se Constituição dos Estados Unidos da América.” (Stephen Myers)


Stephen Myers (Ryan Gosling) é um idealista apaixonado por política, assessora o Governador Democrata do Estado da Pensilvânia, Mike Morris (George Clooney) que busca vencer o Senador Pullman, do Arkansas, pelas primárias do partido para então ser o candidato à presidência dos Estados Unidos. Este assessor é competente, dedicado e acredita fielmente no seu representante, ou seja, no político para quem trabalha.

George Clooney dirige e também completa o elenco deste filme imperdível para quem aprecia o jogo político. Os atos, por mais simples e inocentes que sejam, sempre terão um peso político, esta é uma das principais lições do filme, principalmente eu um ambiente como este, e que Myers não demorou a perceber.

Mas do outro lado, assessorando o Senador Pullman, existem pessoas também competentes, certamente não tão idealistas quanto Myers. É Tom Duffy (Paul Giamatti), um velho experiente lobista que fará de tudo para que seu político vença esta primária, principalmente se buscar os atalhos que todo jogo político produz, e que ele bem conhece.
O roteiro é muito bom, a trama é densa, repletas de reviravoltas e surpresas o que enriquece muito o filme. Porém, apesar de tudo, os recursos - na maioria não éticos - adotados por estes personagens não chegam a nos surpreender. Por ser um cenário envolvendo a política partidária, infelizmente tomamos toda aqueles jogos, trapaças e corrupções como normal, até mesmo natural, pois nos espelhamos na vida real.

E talvez por escancarar esta verdade, por mostrar os cordeiros, os lobos e seus disfarces é que este filme ganhou tamanho destaque. Claro, não podemos deixar de elogiar o bom trabalho do diretor e ator Clooney, as excelentes interpretações de Gosling, Giamatti, e também de Philip Seymour Hoffman na pele do assessor ambicioso, tal como a jornalista interpretada por Marisa Tomei, sem nos esquecermos de Evan Rachel Wood, que interpreta Molly, uma estagiária bastante, digamos, participativa. 

Mais uma vez Clooney nos apresenta um ótimo e imperdível trabalho, que bem mereceu a indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, visto ter sido baseado na peça Farragut North, de Beau Willimon. 

Assistam. 

Título original: (The Ides of March
Lançamento: 2011, (EUA) 
Direção: George Clooney
Atores: Ryan Gosling, George Clooney, Evan Rachel Wood, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Marisa Tomei, Max Minghella, Jeffrey Wright
Duração: 101 min. 
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Clooney se superou nesse longa! E a atuação de Gosling também foi boa. O roteiro é incrível, mostra a política por um outro lado: as prévias. Nós brasileiros não estamos acostumados com essa briga intelectual e sim com roubalheira geral. Talvez por isso ele tenha sido ainda mais significativo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Emerson, por falar em brasileiros: Quero ver qual o diretor que vai ter cacique para fazer um filme sobre o mensalão.

      Excluir
  2. Estou feliz de ter encontrado esse blog! Como sou nova nesse mundo, ainda tenho dificuldades em encontrar outros que compartilhem os mesmos interesses que eu. Não assisti o filme ainda, ouvi falar de passagem, mas ler essa critica trouxe o filme a luz claro. Colocarei na minha lista. Estou seguindo o blog para futuras ideias e referências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nani, se preoculpe não, logo, logo vc vai encontrar muita gente boa na blogosfera.Tb vou por seu blog na minha lista aqui do lado.

      Excluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!