quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sonhos Roubados

“A gente passa pela vida que nem fantasma. Essa noite eu acordei com uma tosse danada, fui para cozinha e vi um rato cruzando a sala. Depois fiquei na dúvida se tinha visto ou não, procurei e não achei mais. A vida é assim, passa tão ligeiro que na hora a gente nem percebe.“ (Sr. Horácio)


Baseado no livro As Meninas da Esquina da Jornalista Eliane Trindade, este filme conta a vida difícil de três meninas adolescentes moradoras da periferia de uma grande cidade brasileira. Esquivando-se ou encarando perigos como o tráfico, a solidão, as drogas, a gravidez indesejada, o abuso sexual e a prostituição, Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) nos apresentam de forma dramática e poética, como pode ser perigosa a vida, principalmente quando se está só.

Jéssica é mãe, apesar de ter apenas dezessete anos, mora em uma casa simples com o avô, Horácio. Um senhor doente que tenta ganhar uns trocados consertando bicicletas velhas dos meninos da rua. Jéssica é órfã, e o pai de sua filha também é muito jovem, ainda não saiu da “barra da saia” da mãe.  

Sabrina, a outra colega, não tem para onde ir, está só. Além das amigas, não possui nenhum porto seguro, pelo menos até conhecer um dos traficantes da comunidade. Até que se interessa pela escola, sente muito a falta de professores e dos dias sem aula. Sabrina, assim como as outras meninas, logo compreende que o preço a ser pago pela liberdade e independência ás vezes é alto, porém necessário. 

Daiane é a mais jovem, sonha com uma grande festa para seu aniversário de quinze anos, apesar de não ter dinheiro.Também  gosta de aparelhos eletrônicos como qualquer criança. Mora com os tios, pois a mãe havia sido internada em um manicômio. Ao pai biológico, Germano (Ângelo Antonio), suplicava migalhas de carinho e atenção. Daiane percebia que não havia mais tempo para ser criança, pois o mundo lhe obrigava a ser mulher, a tomar decisões, ás vezes contra a sua vontade.


Marieta Severo e Nelson Xavier, por sua vez, trazem uma certa dose de experiência ao elenco, e serenidade aos personagens, fazendo um contraponto com a juventude e energia das meninas.  Também há uma pequena mais importante participação de MV Bill.

Vale uma conferida.


Título original: (Sonhos Roubados) 
Lançamento: 2010, (Brasil) 
Direção: Sandra Werneck
Atores: Zezeh Barbosa, Nelson Xavier, Marieta Severo, Nanda Costa, Ângelo Antônio, Guilherme Dutra, Kika Farias, Amanda Diniz
Duração: 85 min. 
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. amor e ódio...um amigo viu no final do ano e amou; outro odiou assistindo no mesmo dia.
    o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é triste porque trata do cotidiano de muitos jovens brasileiros, os atores não são ruins, nos passam confiança, inclusive a caçula Amanda Diniz. Roteiro e Direção não deixam a desejar. Talvez a crítica não seja ao filme em si, mas ao cinema nacional, pois toda vez que o tema central seja "questões sociais" o longa ganha um certo destaque. Quer dizer, sempre retornamos ao porto seguro, ao tipo de filme que da confiança aos cineastas brasileiros. Uma boa exceção foi Dois Coelhos. Enfim Renato, acho que vale dá uma olhada.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!