sexta-feira, 11 de março de 2011

O Escafandro e a Borboleta

“A panela de Pressão poderia ser o título da obra que eu escreveria baseado nas minhas experiências aqui, também pensei em “”O olho” e, claro, “O escafandro”. A trama e a ambientação já são de conhecimento geral. Um quarto de hospital onde o Sr. L, pai de família na flor da idade aprende a viver com a Síndrome do Encarceramento, seqüela de um derrame. Ambicioso e um tanto cínico, justamente por não conhecer o fracasso o Sr L conhece o desamparo. Podemos seguir esta longa mutação graças a um comentário externo que reproduz o monólogo interior do Sr. L. E já tenho a última cena. É de noite, o Sr. L, inerte desde o início da obra salta de pronto da cama e corre até o cenário opaco. Então tudo fica escuro e se escuta o monólogo interior do Sr. L: ‘droga, era um sonho’ ” (Jean-Dominique Bauby)


Um filme para quem tem corações fortes. Altamente emocionante, intrigante, provocador, dramático e como não, poético. Histórias de resistência, superação e desejo de viver são contadas freqüentemente pelo cinema, mas nem todas conseguem escapar ao melodrama que muitas vezes desagrada ao telespectador. Neste filme o telespectador não terá tempo para o melodrama, o impacto provocado pela situação do personagem, a percepção do mundo através da perspectiva de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) é tão assustadora e ao mesmo tempo comovente, que o telespectador apenas acompanha os passos daquela mente inquieta.
Baseado no livro francês homônimo do jornalista Jean-Dominique Bauby, lançado em 2007, o filme conta a dramática história deste que era o editor chefe da revista Elle, até sofrer um acidente vascular cerebral e consequentemente adquirir uma paralisia rara (Síndrome do Encarceramento). Restando lhe apenas o movimento do olho esquerdo, aquele homem de 43 anos apaixonado pela vida, iria precisa de todas as suas forças para não desistir. Seu primeiro desafio foi mostrar aos médicos, familiares e amigos que ainda estava consciente, ou seja, era necessário se comunicar de alguma forma. Assim, conseguiu manter um diálogo com as pessoas a sua volta através da única coisa que se movia em seu corpo: o olho esquerdo. Piscar uma vez significava sim, e piscar duas vezes significava não. Lentamente Jean-Dominique vai se reaproximando das pessoas mais importantes da sua vida: seu pai, seu filho, com quem tinha um relacionamento conturbado; e sua ex-esposa, quem lhe deu grande apoiou após o acidente.
Apesar de contar um acontecimento verídico e triste, o filme também possui belas doses de humor, graças a Jean-Dominique que sempre brincava com sua própria situação. Um maravilhoso filme que mostra um verdadeiro exemplo de superação e amor a vida, imperdível para quem aprecia histórias emocionantes.
Título original: (Le Scaphandre et le Papillon)
Lançamento: 2007 (França, EUA)
Direção: Julian Schnabel
Atores: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny.
Duração: 112 min.
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Gostei do Blog.....

    Tambem tenho downloads de filmes no meu blog...

    Comentando e seguindo....

    http://allseriestuff.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este filme é realmente excelente. Incrível como o ser humano é capaz de superar qualquer obstáculo.
    Uma lição de vida.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!