segunda-feira, 7 de março de 2011

O Profeta

“Eu queria saber como é que você vai se virar aqui se não tem ninguém pra te mandar dinheiro” (Policial)


Se estar em um país como estrangeiro sem conhecer ninguém já é difícil, imagine em uma prisão de um país estrangeiro, sem conhecer ninguém, sem dinheiro e analfabeto? Um local em que respeito é a mercadoria de maior valor. Esta é a situação de Malik El Djebena (Tahar Rahim), que não é imigrante, mas sua origem árabe faz parecer que não é francês. Malik irá sofrer como muitos imigrantes da vida real, jogados em prisões europeias em meio a distintos grupos mafiosos. De origem árabe, mas que não se sente como tal, em fim, não pertence a grupo algum. Será necessário construir laços para sobreviver à cadeia.
Ao ser condenado a seis anos de prisão, Malik não sabia o que o aguardava. A penitenciária é um espaço de negociação, mesmo quando não se tem dinheiro, ou objetos de valor, ainda assim ,pode se negociar: favores é a moeda de troca, inclusive favores sexuais. E para ganhar respeito, ás vezes, é preciso ceder. César Luciani (Niels Arestup), líder da facção dos córsicos foi quem se dispôs a proteger o meio árabe, em troca, é claro, de favores importantes: o primeiro deles seria matar um preso. Mas Malik sabia que um meio árabe não tinha valor algum para os córsicos, por isso era importante expandir suas relações, mas sem sair das asas de César.
É um premiado filme francês, inclusive em Cannes, que mantém em suspensão a temática da imigração e da difícil convivência dos diferentes povos na Europa. É um filme dramático, que trata de problemas sociais, violência, droga e máfia, com roteiros e personagens bem trabalhados. Vale à pena assistir, só peca por ser desnecessariamente longo.  
Título original: (Un Prophète)
Lançamento: 2009 (França)
Direção: Jacques Audiard
Atores: Tahar Rahim, Niels Arestup, Adel Bencherif, Hichem Yacoubi.
Duração: 155 min.
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Oii, seu post e seu blog são d+
    já tô seguindo, mas queria q vc seguisse o meu tb.. http://garotaspecadoras.blogspot.com
    bjo

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!