quinta-feira, 31 de março de 2011

Front of The Clas

Você está deixando a tourette vencê-lo. (Mãe)
Não, eu não estou deixando a tourette vencer. (Brad Cohen)


Diferentemente de alguns filmes envolvendo escolas e professores, este não enfoca a relação aluno-professor, ou seja, não é aquele tipo de filme em que um professor multi habilidoso consegue desenvolver perfeitamente um trabalho pedagógico com aqueles alunos rebeldes marginalizados por toda a escola, bem exemplificado em: Ao Mestre com Carinho ou Adorável Professor. Não, não é nada disso. Aqui você encantará com um jovem portador de uma doença genética, a síndrome de tourette, seus portadores acabam emitindo tiques involuntários, barulhos estranhos com a boca e incômodo para a maioria das pessoas próximas (neste caso eram sons parecidos com latidos). Desde criança Brad Cohen (Jimmy Wolk) sofria com o preconceito e ignorância das pessoas, tanto na escola quanto na família, principalmente com relação ao seu pai que não entendia que seus movimentos e sons eram involuntários. Na escola sofria com o Bullyng dos colegas e a incompreensão dos professores, entretanto, quando ainda era criança e após um breve e confortante contato com o diretor da sua nova escola, Brad teve sua vida alterada: decidiu que seria professor. 

Alternando entre o presente e o passado do personagem, o filme apresenta as dificuldades dos portadores desta síndrome tanto quando crianças como quando adulto; fase em que as barreiras sociais aumentam ainda mais. Em se tratando de Brad seria ainda mais difícil, pois quem iria dar emprego a um professor que emite sons estranhos em sala de aula? Para os donos de escola aquilo seria uma aberração, comprometeria a disciplina na sala de aula, nenhum aluno o respeitaria.

Baseado em uma história real, este é um filme inspirador que te leva às lágrimas. Impressiona pela insistência daquele jovem que não queria ceder à doença nem ao preconceito, que iria até o fim para a realização de um sonho. Se você não tem medo de chorar assistindo um belo filme ou adora uma história inspiradora, então não perca Front of The Clas.


Título original: (Front of the Class)
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Peter Werner  
Atores: Jimmy Wolk, Trest Williams, Joe Chrest, Dominic Scott Kav, Patricia Heaton, Sarah Drew
Duração: 90 min.
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!