sábado, 24 de dezembro de 2011

A Árvore da Vida


- A única maneira de ser feliz é amar. A menos que você ame sua vida passará rapidamente. Faça o bem ao próximo. Tenha curiosidade, tenha esperança. (Sra Obrien)


Um filme que trata da religião, do sofrimento causado pela perda de uma pessoa querida, mas acima de tudo é um filme sobre a relação familiar. Exatamente uma família tradicional texana de meados do século passado, enfim, de famílias que prezam por uma educação conservadora, religiosa e patriarcal. Muitos perceberão que apesar de retratar uma família norte americana certamente identificaremos semelhanças com famílias brasileiras, pois por muito tempo, e ainda hoje é bastante comum existir famílias que guiam a educação dos filhos conforme a retratada no filme.

Brad Pitt é o chefe da família O'Brien, junto com sua esposa, interpretada por Jessica Chastain, e seus três filhos. Sempre cuidadoso e meticuloso em relação a educação e o respeito as tradições, o senhor Obrien não media esforços para mostrar a sua cria o que era certo e o que era errado, o que se deve e não se deve fazer, mesmo que fosse necessário repetir cinquenta vezes: “você vai ficar aqui e vai fechar esta porta sem fazer barulho cinquenta vezes, e conte em voz alta” . O senhor Obrien não educava seus filhos daquela forma rígida simplesmente porque gostava de vê-los oprimidos e sofrendo, pelo contrário, ele os amava e acreditava fielmente que estava construindo homens fortes, que jamais diriam: “eu não consigo”. E é esta inflexível educação que põe o seu primogênito em crise: obrigações, limites, ausência de liberdade, necessidade de transgredir, livrar-se do pai, etc.

Anos depois é Sean Penn que dá voz a um dos filhos do Sr. Obrien. Neste instante a dor causada pela morte do irmão, o sentimento de culpa e as lembranças dos difíceis  (e por que não, também felizes) anos de convivência naquela família vem a tona. O expectador é levado em uma viagem simbólica, onírica, conhecendo - e às vezes se reconhecendo - nos dramas da família Obrien. 

Um filme criticado pelos impacientes acostumados com a correria dos trailers de ação e suspense, aqui caminhamos a passos lentos, condensando cada frase e cada cena, apreciando a bela fotografia e densidade dos personagens.  Vá com a mente aberta.


Título original: (The Tree of Life)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Terrence Malick
Atores: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Fiona Shaw.
Duração: 138 min
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Amigo......adorei seu comentário e o filme.

    Disse tudo: tem que ir com a mente aberta. Eu fui e adorei a saga sobre essa dura relação familiar.

    Uma aula de narrativa. Uma aula de fotografia. Uma aula de cinema e de vida.

    ResponderExcluir
  2. O blog 10 coisas, deseja muito sucesso para seu blog em 2012.
    Além disso, muitos seguidores, parcerias, comentários, etc.
    Kisses, love and rockets!
    http;//10coisas2.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!