domingo, 15 de janeiro de 2012

Corra Lola, Corra

- Mammi? Você me ama? (Lola)
-Claro, eu amo. (Mammi)
-Como você pode ter tanta certeza? (Lola)
-Eu não sei. Eu apenas amo.  (Mammi)


Contar uma história em que o personagem principal passa a maior parte do tempo correndo não é uma tarefa fácil. O que fazer para esta corredora atrair a atenção do público? O diretor e roteirista respondeu bem a esta pergunta, por isso este filme foi sucesso entre os críticos em 1998 e ainda hoje atrai público e é referência para o cinema alemão. 

Mas o que Tom Tykwer fez de tão interessante neste filme? Nada muito original, porém eficiente: apresentou três versões da mesma história, o desenvolvimento dos personagens secundários também se alterava de acordo com as versões apresentada, a presença de elementos simbólicos em diversas cenas (grito, relógio, cores quentes, etc.), diálogos interessantes, tensão, uma trilha sonora eletrizante e muito mais.

Quando Manni (Moritz Bleibtreu) o coletor de uma perigosa quadrilha, esquece um saco recheado de dinheiro no metrô, não imaginava o que aconteceria em sua vida a partir daquele instante. Desesperado, pois sabia que seu chefe não pouparia sua vida, Manni só teria vinte minutos para encontrar uma saída. Sua primeira ação foi ligar para Lola, sua namorada (Franka Potente) e aflito, pedir ajuda. Vinte minutos, o que Lola poderia fazer neste tempo? Primeiro acalmar o namorado para que ele não fizesse besteiras, depois, correr, correr e correr em busca de ajuda. 

Entre o momento em que Lola bate a porta e desce as escadas numa louca correria até o encontro com Manni, várias pessoas e possíveis destinos cruzam seu caminho. E durante os breves oitenta e um minutos de filme, por algumas vezes, somos tomados por uma breve e feliz sensação de que também podemos repetir e tentar outra vez, será?

 
Título original: (Lola Rennt)
Lançamento: 1998 (Alemanha)
Direção: Tom Tykwer
Atores: Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup, Nina Petri.
Duração: 81 min
Gênero: Ação

2 comentários:

  1. Adoro Corra Lola corra. Até fiz um trabalho na pós graduação sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Com simplicidade e criatividade, Tom Tykwer criou um belo filme.

    Abraço

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!