sábado, 5 de fevereiro de 2011

V de Vingança

"Por baixo dessa carne existe um ideal, e as idéias nunca morrem."  (Senhor V)


"Não julgue o livro pela capa" é uma sabedoria popular, se fosse em relação ao cinema talvez soasse como: "não julgue o filme pelo título" (principalmente as traduções brasileiras), "ou pelo cartaz," ou até mesmo "pelos atores". Confesso que resistia em assisti a este filme em virtude de um julgamento errado: V de Vingança me parecia mais uma trama em que um homem sofre muito nas mãos de um sórdido malfeitor e então resolve se vingar, e matar a todos, se possível com doses de crueldade. Pois bem, errei, não totalmente, mas errei. Por mais que haja um homem carregado de ódio e louco pra se vingar, a trama que sustenta o filme, ou melhor, que o recheia é bastante interessante.
E o que recheia V de Vingança? A presença de um Estado onipotente, na figura do Alto Chanceler, Adam Sutler (John Hurt), revelando se um exemplo perfeito da sociedade apresentada no romance de George Orwell, que também migrou para as telonas, me refiro a 1984. O mascarado senhor V (Hugo Weaving) não luta apenas contra a figura do Chanceler que tanto lhe causara mal, mas também contra um Estado que aprisiona seus cidadãos através do medo. E a fonte deste medo é inesgotável, pois quem a alimenta é o próprio Estado por meio dos discursos de perigo iminente, principalmente um ataque terrorista (qualquer semelhança com o governo de George Bush Filho não é mera coincidência, pois a estratégia do terror é a mesma). As mentiras, a mídia e o medo: ingredientes perfeitos para a manutenção de um Estado autoritário. Porém, quando existem pessoas que não estão dispostas a trocar sua liberdade individual por tal “estado de segurança”, então, faz se a Revolução. E para o senhor V a Revolução começa com a destruição dos símbolos do Estado:  A emissora de TV oficial, o porta voz do governo, o Parlamento, o restante os próprios cidadãos fazem.
Mas o filme não é só política, anarquia, e discurso pró liberdade, é também um bom trailer de ação com golpes marciais perfeitos, tiros, e muitas explosões, ou seja, V de Vingança agrada a gregos e troianos.

Título original: (V for Vendetta)
Lançamento: 2006 (Alemanha, EUA)
Direção: James McTeigue
Atores: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, John Hurt.
Duração: 132 min
Gênero: Ficção Científica

5 comentários:

  1. esse filme é muuuito bom, inclusive tenho várias frases dele.
    Obrigada pela visita lá no meu (:
    bjs

    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog! Estou lhe seguindo!
    Visite o meu:
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ADOREI o seu blog :)
    Te seguindo de volta viu :)
    rsrsrs
    http://portal-luis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. esse filme é perefeito lindissimo, eu amei

    BLOG MADNESS
    http://www.insannidad.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!