terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ghost World – Aprendendo a Viver

"Não quero conhecer ninguém que compartilhe meus interesse" (Seymour)


Quem começar a assistir este filme sem consultar a sinopse ficará inicialmente perdido, pois geralmente os filmes norte-americanos sobre adolescentes seguem um padrão: hora comédia, hora sexo, com raras exceções. E esta incógnita seduz o telespectador: enquanto tenta encontrar e se encontrar no filme, não consegue parar de assistir ou imaginar seus prováveis roteiros.
 A trama, baseada na HQ de Daniel Clowes, trata essencialmente de duas jovens recém saídas do colegial, traçam planos para um futuro juntas, e diferente da maioria dos seus colegas, ou seja, nada de universidade. Enid (Thora Birch) é uma adolescente crítica e inquieta quanto aos modelos, quanto ao conformismo, além de curiosa e irônica. Inicialmente havia planejado morar com a colega de escola Rebecca (Scarlett Johansson), mas, após conhecer Seymour (SteveBuscemi) seus planos passaram a ser questionados. Rebecca, por sua vez, logo se adaptou a vida de uma adulta, e de certa forma, cobrava esta transformação também de Enid, logo conseguiu um emprego simples, alugou um apartamento, e se preocupava com coisas domésticas, mas também percebia que sua colega estava cada vez mais distante. Já  Seymour, era um homem maduro, sem habilidades sociais, com dificuldades de conseguir um relacionamento e conformado com sua situação, colecionava discos e objetos antigos. Inicialmente parecia mais uma das vítimas de Enid e Rebecca, era o estereótipo perfeito do perdedor norte-americano, contudo a curiosidade levou Enid a se aproximar e se interessar por aquele homem mais velho, estranho e interessante ao mesmo tempo.
É uma estória de amizade, amor e auto-descobertas. Sem apelação sexual, um misto de comédia e drama, com desfecho distante dos clichês despejados constantemente no mercado, este é um bom filme e merece ser assistido.

Título original: (Ghost World)
Lançamento: 2001 ( EUA)
Direção: Terry Zwigoff
Atores: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, Brad Renfro.
Duração: 111 min.
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Lembro de ter visto esse filme, me interessado, baixado mas ainda não consegui assistir!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!