quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Napoleon Dynamite

- Se eu for eleito prometo tornar realidade seus sonhos mais malucos. (Pedro)


Filmes que retratam a vida nada agradável dos nerds não são novidades no cinema, tem aos montes. Napoleon Dynamite é mais um deles, surgiu nos circuitos alternativos até cair nas garras da Fox e ser exposto para o mundo. Praticamente todos os personagens em destaque possuem qualidades que os colocariam na galeria dos “esquisitos”.

Napoleon é um adolescente alto e magricelo, cabelos desgrenhados, óculos exageradamente grandes, poucos amigos, dotado de poucas habilidades a não ser fazer desenhos de qualidade bastante regular em seu caderno, além de apanhar dos colegas da escola. Eu diria que Napoleon Dynamite é o Mark Zuckerberg  na época do colegial, inocente, antes de aprender os segredos do mundo da informática e se tornar um bilionário.

Seu irmão, Kip (Aaron Ruell), um cara de 32 anos que passa horas nas salas de bate-papo, segundo o próprio, encontrando sua cara metade. É tão desajustado quanto o irmão Napoleon. Os dois moram com a avó (Sandy Martin), o inverso dos netos: uma velhinha bastante descolada. Tem ainda o tio Rico (Jon Gries), um cara que mora em um trailer (sinônimo de fracassado nos Estados Unidos)estacionou no ano de 1982, precisamente em um jogo de futebol universitário em que sua equipe perdeu o jogo e ele a chance de se tornar profissional. Inclusive comprou uma máquina do tempo acreditando que conseguiria voltar e alterar o resultado daquele jogo!

Entre outras coisas, o filme conta as peripécias de Napoleon na escola, como convidar uma garota para o baile (trauma de todo estudante norte americano retratado em filmes) ou eleger seu novo amigo, Pedro Sanchez (Efren Ramirez), para presidente da turma. Pedro é um nerd mexicano, tão fora de órbita quanto Napoleon, porém tem mais iniciativa, mesmo que elas não sejam tão eficientes ou convencionais, por exemplo: presentear uma menina com um bolo com o propósito de convida-lá para o baile. 

Disfarçado em Cult, Napoleon Dynamite é mais um filme que brinca com os nerds, os ridiculariza, os diferencia, os trata como estranhos e desajustados, talvez não de forma maquiavélica ou espalhafatosa como a maioria dos pastelões que estamos acostumados a assistir, quem sabe este seja seu principal mérito. De qualquer forma, vale à pena dar uma conferida no filme que encantou muitos críticos no ano de 2004.


Título original: (Napoleon Dynamite)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Jared Hess
Atores: Jon Heder, Efren Ramirez, Jon Gries, Aaron Ruell, Tina Majorino, Haylie Duff.
Duração: 86 min
Gênero: Comédia

3 comentários:

  1. Sempre ouvi coisas boas do filme, mas nunca fiz tanta questão de vê-lo...esse cartaz não atraiu rs....seu texto fala bem...talvez mude meu conceito.

    ResponderExcluir
  2. Passou essa madrugada no Corujão.
    Assisti por assistir... Eu já tinha ouvido falar na serie/animação semana passada, mas eu nem imaginava na fama cult/indie que o filme carregava. No filmow é cheio de comentários bons. S
    inceramente, eu gostei. É um filme zoado, pra rir das esquisitices e eu confesso que ri mesmo! Não é um filme que eu baixaria/alugaria, mas se é pra passar o tempo, vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Não assisti ainda mais pelos outros comentários desanimei mesmo.
    Em todo caso valeu a dica.
    http://pecadocapitalma.blogspot.com/
    Sucesso a vc.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!