terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Monsieur Joseph

 Recentemente o cinema francês tem dado destaque a um tema bastante interessante: o xenofobismo, a dificuldade das minorias em território europeu, principalmente o francês. O filme Monsieur Joseph vem justamente levantar esta temática; com um roteiro muito bem elaborado, o longa nos apresenta o drama de Joseph, comerciante de origem árabe, casado com uma mulher muito mais jovem (cerca de 30 anos) com a qual possuía um relacionamento aberto. Porém, após o desaparecimento desta jovem, e a denúncia de uma vizinha a polícia, a vida normal do Monsieur foi alterada drasticamente. A polícia, os vizinho e os amigos passaram a desconfiar que a jovem havia sido assassinada pelo próprio marido. A polícia, apesar de cautelosa, encontrava indícios e testemunhas que o acusavam, os vizinhos esqueceram-se daquele comerciante que já fazia parte da paisagem da rua. Já seus amigos, o ignoravam, de nada adiantaram os 45 anos de convivência com aquelas pessoas.
Suspeita, preconceito e xenofobismo se alimentam neste instante, e aquele homem percebe que já não é reconhecido e não se reconhece mais naquele ambiente.  É a arte retratando a realidade, nos trazendo de forma poética a triste e crua natureza de um ambiente recheado, mesmo que ás vezes mascarado, de hostilidade e preconceito contra o diferente, o estrangeiro.

Título original: (Monsieur Joseph)
Lançamento: 2007 ( França/Bélgica)
Direção: Olivier Langlois
Atores: Daniel Prévost, Serge Riaboukine, Julie-Marie Parmentier, Catherine Davenier, Franckie Defonte, Didier Lafaye, Jean-François Gallotte
Duração: 90 min.
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. oi tenho umas perguntinhas no meu blog para vc responder a inteção é vc fazer um post no seu blog com as resposta e indicando + alguns blog para que façam o mesmo.
    beijinhos colloridos
    ass: fabby

    ResponderExcluir
  2. http://wwwparedescolloridas.blogspot.com/2011/02/paredes-colloridas-meme.html

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!