sábado, 19 de fevereiro de 2011

Memórias de Uma Gueixa

"O coração tem uma morte lenta. Perde-se a esperança como as árvores perdem as folhas, uma a uma." (Chiyo)


Anos antes da Segunda Guerra Mundial, Chiyo (Suzuka Ohgo), uma menina com nove anos, foi vendida  a casa das Gueixas por seu pai, um pescador pobre que morava no interior do Japão. Neste local a menina seria preparada para desempenhar o papel de uma Gueixa. Porém, em virtude da não adaptação, tentativa de fuga e conflitos com as outras jovens da casa, Chiyo foi punida e passou a desenvolver a simples função de empregada doméstica, trabalhando em troca de alimento. Este seria o destino da jovem se não fosse o casual encontro com Shachõ (Ken Watanabe), um senhor bastante rico, por quem, mesmo sendo criança, Chiyo se apaixonara. A partir deste dia, aquela triste menina passara a cultivar um intenso amor e desejar ardentemente se tornar Gueixa e assim conquistar Sanchõ.
Adiantar o restante da trama tiraria a surpresa e o interesse pelo filme, porém destaco que o roteiro é muito bom, assim como o figurino e a fotografia. As atrizes são belas, e muito convincentes no papel. Um filme recheado de conflitos, rivalidades, esperança e amor. Um retrato especial de aspectos da cultura Oriental que tanto desconhecemos. Qualquer comentário sobre o filme não seria suficiente para descrever sua capacidade de impactar e hipnotizar o telespectador.
Entretanto, não podemos esquecer que este filme, baseado na obra de mesmo nome do escritor Arthur Golden, é uma produção Ocidental, logo, infelizmente não é fiel a verdadeira cultura Oriental, pelo menos quanto ao mundo das Gueixas. E esta foi uma das principais críticas ao filme, pois: proporcionou uma visão caricaturada das Gueixas, presença de elementos anacrônicos confundindo o Japão dos anos 30 com o atual, os papéis principais foram feitos por atrizes chinesas e não japonesas. Além da não valorização da maquiagem das Gueixas, pelo menos da forma como deveria ser feito. O site Cultura Japonesa contém mais detalhes sobre a crítica japonesa, mas só visite após assistir o filme.
Ainda assim, mesmo diante de tantas críticas, é obrigatório assistir este longa, pelo menos para quem gosta de ir além de um cinema pipoca.
Título original: (Memoirs of a Geisha)
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Rob Marshall
Atores: Zhang Ziyi, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Youki Kudoh.
Duração: 145 min
Gênero: Drama

6 comentários:

  1. Um filme que me interessa bastante ver ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu vi comentar muito nesse filme na epoca do lançamento e ganhou muitos prêmios.
    Ainda não vi mas parece ser muito interessante.


    MADNESS - O BLOG DA LOUCURA!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja asssisti esse filme algumas vezes ...
    eu amei *_*

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante.

    Abraços, Cápsula de Pimenta
    ____________________________________
    http://capsuladepimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é simplesmente maravilhoso. Um deleite para os olhos. Curioso que a direção não é de um oriental, mas ele captou com perfeição as belezas do Japão.

    http://acervodocinema.blogspot.com
    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem legal teu blog
    to seguindo,
    visita o meu e se gostar siga!
    Beijo.

    http://livreelouca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!