terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Segredos de Um Funeral

“Já havia esquecido que para cada um cara como eu existe um como você.” (Felix Bush)


Felix Bush (Robert Duvall) tinha um desejo: gostaria de fazer imediatamente os preparos do seu funeral. De idade já avançada, talvez profetizando uma breve saída do mundo dos vivos, Bush resolve organizar tudo antes que seja tarde demais. Além dos preparativos corriqueiros de um funeral como caixão, flores, etc., este estranho senhor fez mais uma exigência ao proprietário da funerária, senhor Frank Quinn (Bill Murray): uma festa. Isso mesmo, uma festa fúnebre, e todos que tivessem uma história pra contar a respeito do anfitrião Bush estariam convidados, até mesmo porque o dono da festa teria um plano especial para aquele dia.

Entretanto, a trama, por mais que já pareça estranha, ainda possui outros elementos interessantes: o Senhor Bush é um ermitão, vive a mais de quarenta anos isolado em uma cabana distante da cidade. Os moradores da cidade colecionam histórias terríveis a seu respeito. Conhecido por sua valentia e crueldade, não possui amigos, apenas as impertinentes crianças aparecem em sua propriedade, na maioria das vezes para praticar um de seus esportes preferidos: quebrar vidraças e sair correndo, fato que irrita ainda mais o velho recluso.

Mas, porque aquele homem vive tão isolado? Porque montar uma festa em seu funeral quando ainda se está vivo? E, da forma como não é muito bom em fazer amizades, alguém aparecerá em sua festa de despedida? Para resolver o possível problema de falta de convidados, Bush resolveu então sortear no dia da festa seu “mundão de terras”, assim, conta a história - pois este é um filme baseado em fatos reais acontecidos no distante Tennessee, por volta do ano 1938 – que cerca de dez mil pessoas compareceram a tal festa fúnebre. 

Aguardamos pacientemente e ansiosamente pelo desfecho desta trama. E, acompanhar os pouco mais de cem minutos deste interessante trabalho do diretor Aaron Schneider não é nenhum sacrifício, pelo contrário, é um verdadeiro prazer contemplar as boas atuações de Robert Duvall, Lucas Black, Bill Murray, Sissy Spacek, Gerald McRaney e Bill Cobbs. Sem deixar passar o ótimo trabalho com figurino e fotografia. 

Curioso para saber que segredo é este?


Título original: (Get Low)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Aaron Schneider
Atores: Robert Duvall, Sissy Spacek, Bill Murray, Lucas Black, Bill Cobbs, Gerald McRaney, Lori Beth Edgeman, Scott Cooper, Andy Stahl
Duração: 103 min
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. Gostei mto desse filme! É uma pena que não vejo mta divulgação sobre ele pela net nem pela crítica... Mas ótima lembrança meu camarada!

    Apareça!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito do filme, é realmente uma pena não existir mais divulgação sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme e achei que muita coisa foge do terreno da lógica. Mas achei inédito e ético uma pessoa se autopunir por uma culpa que não era de todo sua culpa, afinal, O AMOR entre um homem e uma mulher não tem compromisso com as convenções sociais. O funeral veio no momento em que a autopunição completou sua tarefa. Foram 40 longos anos de total solidão e contemplação. Após o funeral, Félix poderia assumir uma nova vida, se restasse tempo. Rosenr

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!