segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cavalo de Guerra

“Continue cuidando do Joey e ele sempre cuidará de você”  Rose Narracot


Spielberg vez ou outra recebe críticas dos cinéfilos por estar cada vez mais dirigindo e principalmente produzindo filmes “pipocas”. Não deixam de conter verdades nestas críticas, tanto é que dos seus últimos trabalhos apenas o Além daVida (que só produziu) é muito bom, pois o restante navega entre o “não tenho outra opção” e “que filme foi este que acabei de assisti mesmo?”. Mas, devemos confessar que em matéria de entretenimento e emoção o velho cineasta de Cincinnate não deve nada a ninguém.

Não precisa de atores de ponta, ou uma super trama, o fato é que o Midas do cinema consegue transformar em sucesso grande parte das obras que produz ou dirige. Não é a toa que quase todo ano tem trabalhos indicados pela Academia, e este ano não poderia ser diferente: apenas chegou perto com a animação As Aventuras de Tintim, mas emplacou a indicação de Melhor Filme com Cavalo de Guerra

Uma história banal, até mesmo clichê (para o fantástico mundo dos filmes, é claro), mas que consegue capturar o espectador, principalmente a performance do cavalo. Quem sabe não deveriam indicá-lo na categoria Melhor Ator! 

É a história do jovem Albert (Jeremy Irvine), que vê o animal por quem se apegou ir para a guerra, mas que ainda mantém viva a esperança de revê-lo um dia. E todas suas ações estão direcionadas para este objetivo. O outro personagem - Joey, o cavalo - dotado de uma simpatia e coragem extraordinária, enfrentará todos os perigos e tragédias que uma guerra pode proporcionar para tentar se manter vivo. 

Talvez o segredo de Cavalo de Guerra tenha sido, além da qualidade técnica, não se prender apenas em dois personagens principais. A cada instante que Joey entrava na vida de alguém, seus mais belos sentimentos eram revelados e potencializados. Imaginávamos nós, sentados no conforto da poltrona do cinema: como seres humanos tão amorosos são capazes de fazer guerras tão cruéis como estas? No final concluíamos decepcionados que o cavalo era de longe o ser mais inteligente da história!

Melodramático, sim confessemos, porém emocionante! Talvez não seja o suficiente para levar a estatueta deste ano, mas é o necessário para nos deixar satisfeito, basta não sermos exigentes em demasia.


Título original: (War Horse)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Jeremy Irvine, David Thewlis, Emily Watson, Peter Mullan.
Duração: 146 min
Gênero: Guerra

3 comentários:

  1. Li algumas resenhas criticando o filme por ser melodramático, mas mesmo assim pretendo conferir.

    Spielberg sempre merece crédito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. vou colocar aqui um fragmento do post que fiz lá no meu blog sobre os 10 melhores filmes do steven spielberg, é a minha opinião sobre o filme:

    Nossa, eu realmente amei esse filme! Ele tem uma história emocionante que vai muito além de uma amizade entre um humano e um animal que acaba morrendo para fazer o público chorar e fim! O tipo de clichê que estamos acostumados a ver em filmes de animais que, graças à Deus, o sábio Spielberg evitou. Com uma direção que é no mínimo espetacular e pra não dizer que tô falando isso só da boca pra fora, eu posso citar como exemplo - spoilers a seguir - a cena em que filmam um soldado inglês montado no cavalo pronto para atacar os Alemães, então vemos uma metralhadora inimiga atirando em câmera lenta e depois aparece novamente o cavalo correndo, só que desta vez está apenas o cavalo, dando a entender que seu cavaleiro está morto. É nessa e em outras cenas que nos surpreendemos com a genialidade deste grande diretor.

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme na minha opinião particular, superou o filme UM ATO DE CORAGEM, o diretor não permite que quem está assistindo respire com intervalo, sempre querendo ver a proxima sena com o cavalo em ação. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!