sábado, 11 de fevereiro de 2012

J. Edgar

- Está na hora de esta geração aprender a diferença entre vilão e herói. (J. Edgar)


O FBI (Federal Bureau of Investigation) nem sempre teve o poder e fama que tem hoje, foram necessários vários anos para que se tornasse o que é atualmente. E a evolução de uma pequena e desacreditada agência de investigação para a maior agência policial do mundo deve exclusivamente a J. Edgar. Distanciamento dos interesses políticos, desenvolvimento da técnica baseada na ciência, antecipação, e como não, adoção de métodos eticamente condenáveis, como arquivamento de informações comprometedoras de pessoas poderosas da política norte americana, estes foram alguns dos métodos do primeiro e mais importante diretor do FBI.

Clint Eastwood prova mais uma vez que sabe contar uma história como poucos. O filme não trata apenas da carreira vitoriosa de Edgar - muito bem interpretado por Leonardo DiCaprio - ou da formatação do FBI, mas enfoca também o delicado relacionamento entre Edgar e seu assistente Clyde Toslon, na pele do bom Armie Hammer. Reprimindo a todo custo seus sentimentos pelo colega de trabalho, Edgar sofria entre a educação conservadora da mãe (Judi Dench) e o forte desejo pelo amigo. 

Edgar se equilibra entre o herói e o tirano. Meticuloso na sua luta contra comunistas, gangster, sequestradores e toda sorte de criminosos, o diretor não media esforços para alcançar seus objetivos: discursos inflamados a congressistas, propagandas em caixas de cereais, intimidação de presidentes, etc. Não foi por acaso que acompanhou o mandato de oito presidentes norte americanos durante as quatro décadas que dirigiu o Bureau mais importante do mundo. Como conseguiu? Talento, competência e quem sabe, também graças ao seu lado tirano.

Este é um filme que premia a impecável direção de Clint Estwood, o talentoso trabalho de DiCaprio e do coadjuvante Hammer, além de revelar interessantes aspectos não tão populares da história americana. Um delicioso passatempo para os cinéfilos.


Título original: (J. Edgar)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Clint Eastwood
Atores: Leonardo DiCaprio, Armie Hammer, Naomi Watts, Josh Lucas.
Duração: 137 min
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Amigo você foi perfeito na frase: "Clint Eastwood prova mais uma vez que sabe contar uma história como poucos." assino embaixo.

    Com a junção dele com DiCaprio a produção só poderia ser coisa boa.

    Pena não ter conseguido tempo para assistir no cinema...ainda.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!