sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Porco Espinho


- Ela não me reconheceu ...  não me reconheceu. (Reneé)
- Se ela não lhe reconheceu é porque nunca te viu.  (Kakuro)


Paloma (Garance Le Guillermic) é uma menina que logo completará doze anos, bastante inteligente e amante da arte, esta garota decide que quando completar doze anos iria se matar, talvez porque não houvesse mais nada na vida por qual valesse a apena.  Enquanto isso, durante aqueles poucos dias que lhe restavam faria um filme mostrando a vida vazia de sua família burguesa.

Plenamente decidida, Paloma vez ou outra planejava uma forma de morrer: pular de uma janela, ataque do coração, perfuração de faca no abdômen, porém, apesar de todas estas idéias ela já sabia mesmo como seria, por isso retirava diariamente um comprimido do arsenal de antidepressivos que a mãe consumia. 

Ninguém naquela família lhe despertava interesse ou admiração, a não ser como objetos e personagens para o filme que estava fazendo: a mãe fazia análise a dez anos, mesmo período que passou a consumir medicamentos e bebidas descontroladamente, além de conversar diariamente com as plantas; o pai era um burocrata, funcionário público do alto escalão sempre a mercê dos joguetes políticos; a irmã mais velha era apenas uma adolescente fútil e insensível, nada mais.

As únicas pessoas naquele prédio que despertaram sua atenção foram: a zeladora Renée Michel (Josiane Balasko), e o novo morador: Kakuro Ozo (Togo Igawa). Renée é uma mulher de cinquenta e quatro anos que tinha como única companhia um gato. Quase sempre era invisível aos olhos dos moradores, mesmo que ás vezes este fosse seu real desejo.  Certo dia, ao levar o gato de Renée para dentro da casa, Paloma percebeu um livro aberto em cima da mesa ao lado de um tablete de chocolate e uma xícara de chá. Aquela menina admirou-se então pela possibilidade daquela zeladora ser uma leitora de livros tão densos e interessantes. Paloma só teve tempo de filmar o livro e sair rapidamente da casa antes que alguém surgisse. Nos próximos dias Paloma se dedicaria então a se aproximar de Renée, quem em sua opinião parecia ter encontrado o esconderijo ideal: ser uma zeladora. 

Palmoa, Kakuro e Renée possuíam características em comum: a solidão e a capacidade de perceber o mundo de uma forma diferenciada, talvez menos ofuscada pelos problemas cotidianos. Pairando entre a busca e ao mesmo tempo fuga da morte, da solidão ou do amor, estes personagens - oriundos do romance A Elegância do Ouriço de Muriel Barbery - lhe proporcionarão um agradável passeio pela alma humana no que ela tem de mais bonito.  


Título original: Le Hérisson
Lançamento: 2009 (Françal)
Direção: Mona Achache
Atores: Garance Le Guillermic, Josiane Balasko, Togo Igawa
Duração: 100 min
Gênero: Comédia

3 comentários:

  1. Se passei pela alma humana, como você diz, deveria ser obrigatório a todos nós......humanos. Mas, será que somos mesmo humanos? abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei do comentário.. Certamente assistirei o filme!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do teu comentário, alias, citei você em minha "crítica" desse mesmo filme. haha Beijos. Aparece lá no meu blog: http://sessao-privada.blogspot.com.br/2013/03/o-porco-espinho.html

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!