domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret


“Se você já imaginou de onde vem seus sonhos, então olhe em volta, pois é aqui que eles são feitos.” ( Méliès)


Uma bela homenagem ao cinema, melhor ainda por ter sido feita por um diretor que domina muito bem esta arte, o grande Martin Scorsese. Recordista de indicações deste ano – um total de onze – A Invenção de Hugo Cabret é um filme com um roteiro simples, emocionante e aventureiro. Por mais que remonte a história de um tema adorado por adultos, que é o cinema, ainda assim, podemos dizer que as crianças também aprovam a película. Porém, arriscaria afirmar que este é o azarão na corrida pelo prêmio de Melhor Filme deste ano.  

Baseado no livro homônimo de Brian Selznick escrito em 2007, este filme conta parte da história de um dos “pais” desta arte, o famoso Georges Méliès idealizador de Le voyage dans la lune (Viagem à lua) levado ao público nos longínquos anos de 1902. Ao mesmo tempo em que nos apresenta cenas de alguns clássicos do cinema, filmes que só encontraríamos em documentários ou em acervo de sortudos colecionadores, como: “A Chegada do Trem na Estação”, além do “Viagem à Lua”, dentre outros.

Mas como o mestre Scorsese nos contaria esta história? Através do jovem garoto órfão Hugo Cabret (Asa Butterfield), filho de um relojoeiro (Jude Law), morto tragicamente. Arrastado abruptamente para conviver com seu tio beberrão, Hugo levou consigo algo que mantinha viva a memória de seu pai, um autômato, espécie de boneco de corda que tentavam consertar antes do trágico acidente. 

Logo o jovem Hugo percebeu que deveria ter algumas preocupações diárias além de tentar consertar sozinho o velho autômato, pois guardava a esperança de ter nele escondido uma mensagem do seu pai. Também deveria dar corda em todos os relógios da estação de trem, local para onde foi levado pelo tio beberrão. Além disso, devia esquivar-se do temível inspetor responsável pela Estação de Trem e exímio caçador de órfãos, o irreconhecível Sacha Baron Cohen - o mesmo dos engraçadíssimos Bruno e Borat. Sem mencionar o enigmático proprietário da loja de brinquedos de onde Hugo sorrateiramente roubava peças para consertar o autômato. Temos ainda a intrépida e sedenta por aventura Isabelle (Chloe Moretz), que só teria a acrescentar na vida daquele órfão persistente.

Além das aventuras, dos bons atores e dos efeitos 3D, finalmente elogiado pelo público, temos também uma pequena história paralela que se desenvolve na Estação: um simpático senhor que tenta incansavelmente cortejar uma senhora, mesmo sendo inúmeras vezes impedido pelo seu cão. Talvez uma singela amostra dos enredos simples e engraçados que inundavam as salas de projeção durante os primeiros anos do cinema.  
Parabéns Scorsese, parabéns Méliès e Irmãos Lumière. Viva ao Cinema!


Título original: (Hugo)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Martin Scorsese
Atores: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Emily Mortimer, Jude Law, Sacha Baron Cohen, Christopher Lee, Ben Kingsley.
Duração: 126 min
Gênero: Aventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!