terça-feira, 26 de abril de 2011

Zodíaco


“Caro editor, sou o assassino dos dois adolescentes do natal passado e da garota de vallejo. Quero este criptograma na primeira página do seu jornal. Este criptograma contém minha identidade. Se não publicar eu vou matar muita gente” (assassino do zodíaco)


Até hoje o assassino que agiu em São Francisco nos anos 60 e 70 não foi encontrado, tornando se uma incógnita para os policiais e para os jornais da época, talvez seja por isso mesmo que Hollywood tenha se interessado por esta história. Baseado no livro homônimo de Robert Graysmith, este filme, quando assistido pela primeira vez, possui a capacidade de deixar o telespectador bastante atento, apreensivo, observando cada detalhe, cada diálogo, etc., porém, se for a segunda vez que assistir, ou se o telespectador não tem muito apreço por filmes de investigação, rapidamente se sentirá fatigado, em consequência de um roteiro, talvez, demasiado longo e repleto de voltas e reviravoltas.

Um assassino que, após fazer suas vítimas, envia cartas para os principais jornais da cidade, nelas há um pedido para que divulguem um código na primeira página. Neste código, prometia   o assassino, após revelado, seria encontrado seu nome. E se os jornais não cumprissem o pedido mais pessoas seriam mortas. Os jornais acataram seu pedido, porém, mesmo após um leitor revelar o código, percebe-se que na mensagem não havia a identidade do criminoso. Enquanto continuavam as mortes e cartas aos jornais, os policiais David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards), sem sucesso, tentavam localizar o criminoso, assim como o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.)que iniciou uma linha de investigação paralela, porém, não conseguiu mais que atrair a atenção e fúria do assassino. Enquanto isso, um pacato cartunista, Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), do mesmo jornal de Paul Avery, aos poucos desvendava os códigos e as verdadeiras intenções do assassino do zodíaco, percebendo detalhes que nem mesmo a polícia deu conta. Este curioso cartunista compromete seu emprego e vida familiar para encontrar aquele assassino, mesmo com o passar dos anos e desistência de quase todos, pois, de certa forma, a obsessão lhe consumia.

Adaptação não é um trabalho fácil, dificilmente agradará completamente os fãs do livro, e ás vezes, também desagrada aos cinéfilos. No caso deste filme, o roteiro possivelmente agradará muito aquele telespectador detalhista, o aficionado em histórias de serial killer, porém, certamente desanimará aquele telespectador que espera um filme mais dinâmico, frenético, com menos investigação e mais ação.  Ainda assim, se vale um conselho: assista ao filme, pois até os créditos finais você será surpreendido pelos acontecimentos que envolveram a trama de um dos assassinos mais obscuros do século passado.


Título original: (Zodiac)
Lançamento: 2007 (EUA)
Direção: David Fincher
Atores: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr..
Duração: 158 min
Gênero: Suspense

3 comentários:

  1. oeee
    desculpa a demora,
    mttt obrigada por participar do meu blog, fico mt contente!!!


    grande beijo e uma otima semana!!!

    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa... parece ser um filmaço!
    Vou assistir!

    BeijO, te espero no meu blog!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre penso em ver e acabo não vendo.
    Já vi outro filme sobre o Zodíaco e gosto da história, apesar dele nunca ter sido pego. Provavelmente vou gostar dessa versão da história.

    Beijos!!

    Gosto muito do seu blog.

    Arte Around The World

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!