quinta-feira, 21 de abril de 2011

Rambo IV


"Viva por nada ou morra por algo, você escolhe"  Rambo


Seguindo o ritmo da onda invasora dos anos 80 no cinema, Stalone nos apresenta uma continuação de um dos seus maiores sucessos. Desta vez ocupando a direção, o italiano nos promete um verdadeiro retorno as origens, o que pode agradar alguns fãs. A receita não é nova: heroísmo, explosões, sangues e diálogos de efeito.

O nosso herói, John Rambo (Sylvester Stallone), vive na Tailândia, pilotando barcos ou capturando cobras, sempre pacato, quem sabe digerindo os traumas oriundos de tantas guerras e matanças. Mas como é necessário um motivo para explicar o retorno deste matador em alto estilo, então o motivo surge com o grupo de missionários religiosos que tentam levar ajuda material e espiritual para os refugiados de uma guerra civil que já dura 60 anos (birmaneses versus uma tribo Karen). Apesar de o experiente Rambo aconselhar não ir, os missionários (eu diria, loucos de pedra) insistem para que o barqueiro os leve para o acampamento dos refugiados, e assim o faz nosso herói de guerra. E, como não podia deixar de ser, dias depois um pastor solicita que Rambo leve uns mercenários contratados para resgatar os missionários que tinham sidos sequestrados. A partir daí o pacato e silencioso ex-boina verde dá lugar a uma verdadeira máquina de estratégia e de matar, acompanhando os mercenários na missão de resgate ao grupo de religiosos.

Neste filme o telespectador não pondera sobre quem é o mocinho e quem é o bandido, está tudo claro e perfeito, é só contar os soldados morrendo pelo caminho até a morte do chefe dos malfeitores. Aliás, se houve exagero em Rambo IV, foi justamente na dose de sanguinolência: a cena final é um verdadeiro exemplo de como preencher o tempo com matança. Porém, apesar de tudo, este filme não decepcionou, pois imaginávamos que não nos seria oferecido mais do que isso. Ou seja, para quem não é fã da série ou de filmes extremamente violentos, só vale a pena assistir pelo elemento nostálgico, e só.


Título original: (Rambo)
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Sylvester Stallone
Atores: Sylvester Stallone, Julie Benz, Graham McTavish, Reynaldo Gallegos.
Duração: 91 min
Gênero: Aventura

2 comentários:

  1. Ai amiguinho, esse filme não tenho vontade de ver de jeito algum. E olha que sou nostáligico. Para mim Rambo tinha sentido nos anos 80, hoje ele só mesmo para as sessões "recordar é viver".

    Comecei estes dias um blog. Se puder visitar
    htt://cinefilosg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. hm.. nunca gostei de Rambo ;x
    Feliz páscoa ;D

    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!