terça-feira, 12 de abril de 2011

A casa dos Espíritos

Você não deve desejar a morte, é besteira, pois ela virá mais cedo ou mais tarde. Você precisa sentir a vida, pois ela é um milagre (Clara)


Um desavisado certamente pensaria que este filme pertence ao gênero do terror, o que seria um erro enorme. Este belo drama, baseado no romance homônimo da renomada escritora Izabel Allende, faz uma interessante mistura de paranormalidade, amor, política, persistência e esperança. Inicialmente o telespectador é envolvido na história de Esteban Trueba (Jeremy Irons), um homem pobre e rude que perdera seu amor antes de ter a oportunidade de se casar. Sua mãe, bastante obesa, sempre foi tratada por sua carente e rejeitada irmã, Férula (Glenn Close). Assim, após perder seu amor, Esteban resolve fugir e enfrentar desafios e, quem sabe, provar que ainda estava vivo. Então, compra uma velha fazenda no interior do Chile e graças a seus severos esforços e trabalho duro e, digamos, forte exploração dos camponeses locais, seu pequeno rancho se torna uma fazenda poderosa e ostentosa. Rapidamente este homem passa a ser conhecido na região por sua riqueza e poder, porém, faltava uma esposa, mas a bela Clara (Meryl Streep)- que na verdade era a irmã mais nova daquele amor perdido há alguns anos - parecia ser uma ótima oportunidade.

Clara, desde criança, portava uma paranormalidade, ou seja, ás vezes poderia prever o futuro de algumas pessoas e após prever a morte da irmã, por culpa, decidiu permanecer em silêncio, que só fora quebrado vários anos depois, após o encontro com Esteban, aquele que estaria destinado a ser seu marido.

A bela, feliz e triste história de Esteban e Clara corresponde apenas a primeira metade do filme, pois sua parte final apreende o telespectador naquela que seria uma das mais tristes Histórias do Chile: o golpe militar e as perseguições políticas. Esteban, derrotado nas urnas pelo partido de esquerda e socialista, participa da organização do golpe militar que tiraria os militares dos quartéis, porém, uma vez no poder, os generais só obedecem a hierarquia, e até a filha de Esteban, Blanca (Winona Ryder) foi parar nos porões da Ditadura. Assim, já velho e debilitado, aquele homem que tinha conquistado fama e honra graças a sua austeridade e determinação teria que fazer de tudo para salvar sua filha dos militares.

Conforme a maioria dos filmes adaptados de romances, A Casa dos Espíritos, fornece férteis elementos para inúmeras análise: os personagens e suas relações quentes ou frias, repletas de amor e ódio. Os conflitos sociais e econômicos da região, sem mencionar a convulsão política, em fim, uma perfeita harmonia entre romance e política, imperdível para leitores do cinema.


Título original: (The House of the Spirits)
Lançamento: 1993 (EUA)
Direção: Billie August
Atores: Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder.
Duração: 150 min
Gênero: Drama

5 comentários:

  1. Oi Marcos, que bom que está tudo bem. Bom o filme do bullying foi feito ano passado. Leia um texto mais completo sobre ele em http://memoriadasetimaarte.blogspot.com/2011/04/triste-retrato-de-uma-geracao.html

    Quanto "A Casa dos Espíritos" ta aí um filme que preciso ver com mais atenção. Ele se tornou um clássico, muita gente fala bem dele. Fora que tem Meryl Streep no elenco, o que já vale uma espiadinha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela visita ;D
    não gosto de filmes de espírito ;O
    lembrei de você, postei uma vez sobre um filme bem legal que vi "Mary e Max" se eu não me engano.
    Já assistiu?
    *:

    ResponderExcluir
  3. Marcos, eu AMO esse filme!!! Comprei o DVD há alguns anos e já assisti umas seis vezes (ou mais). É maravilhoso!!
    O elenco é brilhante, com ótimas atuações! *.*
    Aquela participação da Transito Sóto foi sensacional! Nunca imaginei que Esteban recorreria a ela num dos momentos mais importantes do filme.
    "Prefiro que me deva um favor" - Isso foi perfeito!

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos.
    Bom eu até concordo em partes com essas medidas japonesas mas acho que são coisas distintas. No caso de Evangelion o marketing levantado na obra mais ajuda do que atrapalha. HAHAHA acho que a maioria das pessoas que me conhecem quando veem algo de Laranja Mecãnica se lembram de mim. Essa foi a segunda homenagem que os Simpsons fizeram do filme..em um episódio mais antigo, o Bart se veste de Alex. Muito bom!
    Aliás teve um capítulo que a Liza durante um número musical coloca uma cena do filme mudo Um Cão Andaluz..fiquei surpresa!
    Vc esteve aqui? porque não avisou?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vi esse filme várias vezes, mas faz muito tempo que o vi pela última vez.

    Gosto muito da história e as interpretações são ótimas também.

    Beijos!!

    Arte Around The World.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!