quarta-feira, 9 de março de 2011

O Segredo dos Seus Olhos

“Você disse que era Prisão perpétua...”  Ricardo Morales


Premiado em 2010 com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, este longa argentino presenteia o telespectador com uma mistura bem feita de alguns gêneros do cinema: drama, comédia, policial e suspense. Com final surpreendente e chocante, um mérito de poucos filmes.
Benjamin Esposito (Ricardo Darín) é um oficial de justiça que acabou de se aposentar e resolve investigar o assassinato de uma bela jovem, ocorrido há vários anos. O verdadeiro criminoso nunca fora preso, e este era um dos motivos que movia Esposito, o outro era o sofrimento do marido da jovem assassinada; Ricardo Morales (Pablo Rago), tão arrasado que na época do assassinato passava dias na estação de trem a espera do suposto criminoso.  Com apoio do seu grande amigo, Pablo Sandoval (Guillermo Francella), o ex-oficial de justiça passa a investigar as antigas pistas, todos os detalhes esquecidos pelos policiais na época: cartas, fotos, endereços, entrevistas, etc. No instante que avança na investigação Esposito terá que enfrentar forças políticas locais – representando bem uma sociedade dominada pelo autoritarismo e militarismo – assim como as barreiras legais impostas pelos tribunais.
Um filme com personagens ricos e  apaixonantes: desde o marido que não superou a perda da esposa, até a Irene Menéndez Hastings, ex-chefe de Esposito, por quem sempre foi apaixonado mas nunca se declarou. Questões importantes da História argentina também são bem destacadas: o uso do poder político, o militarismo, a paixão pelo futebol. Além da fotografia e o bom roteiro, os atores também fizeram por merecer a indicação e a estatueta do Oscar de 2010. Sem mencionar que o desfecho é com chave de ouro.
Título original: (El Secreto de sus Ojos)
Lançamento: 2009 (Argentina, Espanha)
Direção: Juan José Campanella
Atores: Ricardo Darin, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino.
Duração: 127 min.
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. Se só o título do filme me interessou, imagina qdo eu for conferir o filme! =)
    E se o desfecho é com chave de ouro então... Tenho que assistir!
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Filmão assisti três vezes ano passado e que cena é aquela no Estadio e final arrebatador vale muuuuiiiiiiiiiitoooo

    ResponderExcluir
  3. Los hermanos saben hacer el cine!! Mereciéndolo oscar"...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!