quarta-feira, 16 de março de 2011

Preciosa – Uma História de Esperança

- Ninguém me ama. (Claireece)
- As pessoas amam você, Preciosa. (a professora)
- Por favor, não minta pra mim. O amor não me ajuda em nada. Só me machuca e me faz sentir inútil. (Claireece)
- Seu bebê ama você. Eu amo você! (a professora)


Acredito que não seria injusto se este filme desbancasse Guerra ao Terror na disputa pelo Oscar de 2010. Não que o filme dirigido por Kathryn Bigelow  tivesse sido ruim, pelo contrário, foi magnífico, fez uma ótima abordagem da Guerra no Oriente, através do olhar de soldados-operários, porém, Preciosa ofereceu uma super dosagem de emoção o que talvez tenha faltado em Guerra ao Terror. 

A existência não poderia ser mais difícil para Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe), uma jovem adolescente de 16 anos vivendo no Harlem (NY) no ano de 1987: pobre, gorda e negra, atributos que por si só estariam longe de serem negativos, mas em uma sociedade extremamente preconceituosa já bastam para proporcioná-la instantes de humilhação e exclusão. Entretanto, talvez o que mais impingia sofrimento a vida de Claireece fosse a própria família. A mãe (Mo'Nique), que vivia da assistência do Governo, a agredia fisicamente e emocionalmente: repetindo diariamente que ela era uma fracassada, que deveria buscar a assistência social ao invés de ir a escola, a tratava como empregada doméstica e por fim a acusava de ter roubado o seu marido. Pois Claireece tinha sido abusada sexualmente pelo pai por várias vezes, resultando em um filho que era chamado de “Mongo”, pois sofria de Síndrome de Down, e uma atual gravidez. 

Grávida, Claireece teve que ser transferida para uma escola especial (um claro eufemismo para escola para loser americanos), porém esta poderia ser a oportunidade para a mudança necessária em sua vida. A professora Rain (Paula Patton) e a assistente social Weiss (Mariah Carey) ofereceram a Claireece o que ela nunca teve a oportunidade de experimentar antes: amor, atenção, carinho, valor. Preciosa, que se refugiava em seus devaneios, sua imaginação sempre generosa para fugir da brutalidade do mundo real, se encontrava neste instante em um mundo diferente, pelo menos durante algumas horas do dia, pois seus problemas ainda estariam lá.

Baseado no livro “Push” da escritora Saphire, este é um filme triste e apresenta um atmosfera real e constante para muitas mulheres e homens jovens ou não deste mundo afora. Entretanto, também aponta caminhos, permite que floresça a esperança. E antes que o leitor imagine que este é mais um daqueles filmes tristes que se encerram com um esperado e hollywodiano final feliz, ou melhor, que apesar de todo sofrimento vivido pela personagem tudo acaba bem, perceba que não se trata de final feliz ou não, se trata do meio, do durante, pois ninguém vive para alcançar a felicidade somente no final.
Título original: (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Lee Daniels
Atores: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton.
Duração: 110 min.
Gênero: Drama

5 comentários:

  1. NOSSA!
    O FILME!
    UM DOS MELHORES Q JA VI COM CERTEZA!
    UMA HISTORIA COMO MUITAS E COMO NENHUMA OUTRA AO MESMO TEMPO

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar do filme, mas confesso que realmente fiquei com muita vontade de assistir.
    Se bem que prefiro ler o livro antes de assistir.
    Vou começar a providenciar :D
    Deve ser uma história realmente muito triste e que eu provavelmente vou chorar =P

    ResponderExcluir
  3. olha nunca ouvir falar não mais estou vendo que é super legal!
    seu blog esta lindo viu!!!
    já estou te seguindo me siga:
    http://lulitaglaxinha.blogspot.com/
    só que ele esta simplezinho não repara viu não esqueça do comentario
    bjin da lulita

    ResponderExcluir
  4. amei e acho que é aqueles filmes como a ultima musica a gente chora sem parar

    ResponderExcluir
  5. Pq a filha de preciosa teve síndrome de down?

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!