domingo, 8 de abril de 2012

Protegendo o Inimigo


“Regra número um: é responsável por sua visita.” (Tobin Frost)

 
Depois deste filme a palavra “zelador” terá outra conotação pra você.  Matt Weston (Ryan Reynolds) é oficial da CIA, jovem, inexperiente, até agora seu único trabalho foi ser o “zelador”, que é uma espécie de guarda dos esconderijos secretos da agência. Weston sempre desejou ir para o campo, trabalhar em uma operação de verdade, e seu desejo está prestes a ser realizado, porém, de uma forma inesperada. 

Tobin Frost (Denzel Washington), por sua vez, é aquele homem que sempre figura na lista dos mais procurados de todas as agências policiais; já esteve do lado dos mocinhos, agora age sozinho, comprando e vendendo informações secretas e comprometedoras, por isso, coleciona vários inimigos. E, é fugindo de um desses inimigos que Frost não vê outra saída senão entrar no consulado americano da Cidade do Cabo, África do Sul, ou seja, se entregar de bandeja para a CIA. É esta estranha ação que deixa a todos perplexos e, ao mesmo tempo, proporcionará o encontro de Frost com Weston.

Um início de filme alucinante: correria, informações, diálogos, não há tempo nem para se acomodar na cadeira sem correr o risco de perder um detalhe importante ou uma boa cena de ação. Se o espectador busca um verdadeiro thriller de ação então já encontrou.  Aliás, há um bom equilíbrio entre as duas metades do filme: na primeira há uma significativa dose de ação, mas, fracos diálogos, além de um par romântico forçado. Enquanto na segunda parte os diálogos melhoram, equilibrando com o ritmo frenético dos personagens.

Este filme nos faz pensar que não é difícil fazer um bom filme de ação, ou seja, não precisa muito: um roteiro razoável, pelo menos um ou dois atores reconhecidos por seu talento e não só por um rosto bonito, intrigas e segredos aqui e ali, uma boa trilha sonora para acompanhar a correria, personagens bem definidos, e o resto é detalhe.

Protegendo o Inimigo não traz novidades, não surpreenderá o contumaz apreciador de filmes policiais, mas também não decepcionará. É a velha receita do feijão com arroz que agrada a maioria.


Título original: (Safe House)
Lançamento: 2011 (EUA/ África do Sul)
Direção: Daniel Espinosa
Atores: Ryan Reynolds, Denzel Washington, Vera Farmiga, Brendan Gleeson, Robert Patrick, Sam Shepard, Liam Cunningham, Joel Kinnaman, Tanit Phoenix, Stephen Bishop.
Duração: 115 min
Gênero: ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!