sábado, 14 de abril de 2012

Fúria de Titãs 2

"Você aprenderá um dia que ser metade humano o torna mais forte que um deus" (Zeus)


Ainda bem que nós, apreciadores de filmes, podemos ter o recurso da locadora, da internet, apesar da tudo, e também da TV a cabo, principalmente de canais como o MAX, que sempre exibe aqueles filmes excluídos do roteiro comercial. Isto porque se dependêssemos apenas do que nos é oferecido pelas salas de cinema, estaríamos decepcionados. O que tem de filme de qualidade mediana sendo exibido por aí, e pasmem, liderando bilheteria.

No feriado da Páscoa foi a sequência de Fúria de Titãs que fez o sucesso das bilheterias, atraindo milhares de espectadores e seguido de perto pelo insosso Espelho Espelho Meu.  O pano de fundo é interessante, pois a Mitologia Grega é um cenário fértil, e se bem aproveitado pode oferecer um bom filme de aventura, senão pode se transformar em caricatura, ou uma coisa qualquer que não lembre em nada os deuses e semideuses gregos , como é caso de Fúria de Titãs 2. Pelo menos o trailer é muito bom, consegue enganar qualquer um. 

O pretexto para a aventura é audacioso, mas seu desfecho é humilhante. Imagine o que seria para o Olimpo a tentativa de libertar Cronos do Tártaro? Uma vingança de Hades contra Zeus? Isto não é um acontecimento qualquer, mas no filme parecia uma mera briga de vizinhos.  

Liam Neeson interpreta um Zeus que nos faz sentir compaixão de sua mediocridade. Este deus seria derrotado até por um simples mortal. Enfraquecido, por não ser mais adorado pelos humanos, Zeus vai buscar a ajuda do seu filho, o semideus Perseu (Sam Worthington), o mesmo que havia derrotado o Kraken no filme original. Recluso, dedicando se apenas a cuidar do seu filho Helius, Perseu ignora o chamado do pai para tentar evitar uma catastrófica briga de família. Pois Hades (Ralph Fiennes) irmão de Zeus, com ajuda de seu sobrinho Ares (Edgar Ramírez) traçara um plano para libertar o poderoso Cronos, pai de Zeus, Hades e Posseidon (Danny Huston) do Tártaro.

Outros deuses e semideuses entraram nesta que era pra ser a Grande Batalha do Universo, inclusive o mitológico cavalo Pegasus. A figura feminina fica por conta de Rosamund Pike, interpretando a rainha Andrômeda. 

Tão fraco quanto o filme original, seja quanto ao roteiro, interpretação, efeitos especiais ou desfecho final, Fúria de titãs 2 não possui nenhum aspecto elogiável. Apenas esperamos que não voltem a gastar milhões para fazer mais uma sequência, senão corremos o risco do próprio Zeus descer do Olimpo e eliminar a todos nós.

Título original: (Clash of the Titans 2)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Jonathan Liebesman
Atores: Sam Worthington, Bill Nighy, Ralph Fiennes, Liam Neeson, Rosamund Pike, Toby Kebbell, Danny Huston, Édgar Ramírez, Matt Milne, George Blagden.
Duração: 99 min
Gênero: Aventura

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. i, Marcos. Ainda não vi este. Sou um apreciador da mitologia grega. É uma pena em outras palavras, segundo sua crítica, que se gaste tanto para desenvolver um obra que não nos quase nada mais do que efeitos visuais. Esperamos que Zeus não desça do seu trono. Um abraço...

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!