domingo, 23 de setembro de 2012

Resident Evil 5: Retribuição


"A Umbrella está mais poderosa do que nunca. E nós somos os únicos que podemos detê-los." (Alice)


Os apreciadores dos jogos Resident Evil estão em festa, pois a sequência da franquia parece, dentre todos os outros filmes anteriores, ter sido o mais fiel aos cenários e adversários encontrados no game. Sem mencionar os personagens que desta vez surgiram em peso. Além de Alice (Milla Jovovich), figura carimbada dos filmes da série, encontramos também Albert Wesker (Shawn Roberts), Luther West (Boris Kodjoe), James One Shade (Colin Salmon),e os aguardadíssimos Leon Scott Kennedy (Johann Urb) e Ada Wong (Bingbing Li). Claro que não poderiam faltar as vilãs Rainha Vermelha, Jill Valentine (Sienna Guillory) e Rain Ocampo (Michelle Rodriguez).

Uma equipe foi montada para cumprir a difícil missão de resgatar Alice da quase inacessível base da Umbrella. E a medida que a missão vai sendo desenvolvida os fãs do game acompanham os diversos cenários que fizeram parte dos filmes anteriores e como a Umbrella os montou. Às vezes temos a sensação que não estamos assistindo a um filme e sim jogando um game, passando de fase em fase.

Se por um lado, a interface game-filme foi muito bem elaborada, agradando a quase todos, por outro lado, a trama foi bastante pobre. São 128 minutos de muito correr, atirar, correr, atirar e enfim, lutar. Nos filmes anteriores, Resident Evil 4, por exemplo, havia tensões, expectativas, medos dos terríveis zumbis cada vez mais próximos, ricos personagens, etc. Entretanto, desta vez a balança não estava equilibrada: boa adaptação e fraco roteiro.

É também suscetível de crítica o pouco desenvolvimento dos personagens. A maioria deles só aparecem atirando, correndo e dizendo algumas frases de efeito. Mas este problema está inteiramente relacionado ao fraco roteiro.

A liderança na bilheteria americana e o sucesso no Brasil, inclusive superando Mercenários 2, mostra que ao final as críticas ao filme são superadas por seus pontos positivos: lutas, variedade de personagens, boa adaptação, riqueza de detalhes nos cenários, ação, etc. Porém, como fã do jogo e dos seus filmes, espero um esforço maior para o projeto seguinte. 

Título original: (Resident Evil: Retribution)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Paul W.S. Anderson
Atores: Milla Jovovich, Sienna Guillory, Shawn Roberts, Michelle Rodriguez, Li Bingbing, Johann Urb, Boris Kodjoe, Colin Salmon, Oded Fehr, Kevin Durand, Aryana Engineer.
Duração: 95 min
Gênero: Terror

Um comentário:

  1. Gostei muito dos primeiros filmes da série. Apesar de não apreciar tanto o jogo, me divirto muito com sua versão cinematográfica.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!